Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em bilateral com Lula, chanceler alemão manifesta solidariedade a vítimas no RS

    Líderes se reuniram na Itália após fim das discussões na cúpula do G7

    Lula e Olaf Scholz
    Lula e Olaf Scholz Ricardo Stuckert / PR

    Diego Pavãoda CNN

    O presidente Lula se reuniu com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, na Puglia, na Itália, no fim da cúpula das sete maiores potências mundiais e da União Europeia, o G7. Lula participou do evento como convidado da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, a anfitriã.

    Durante o encontro, Olaf Scholz manifestou solidariedade com o povo do Brasil pelas enchentes do Rio Grande do Sul, que deixaram mais de 170 mortos desde o início de maio.

    Os dois líderes ainda conversaram sobre a situação política na Europa, após o avanço da extrema direita na União Europeia, e na América Latina. Os dois ainda abordaram os conflitos em Gaza e na Ucrânia, uma das pautas principais do encontro do G7 neste ano.

    O presidente Lula também conversou sobre o G20, convidando a Alemanha para a iniciativa da Aliança Global contra a Fome e as demais iniciativas e prioridades do Brasil como a reforma das instituições da governança global. O Brasil está na presidência rotativa do grupo das 20 maiores potências neste ano.

    Lula e Scholz conversaram sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia e a Organização Mundial do Comércio.