Em Moçambique, Lula participa de assinatura de acordos e fala em parcerias
Dentre os atos fechados estão a cooperação entre os países para o desenvolvimento de moçambicano e a colaboração em educação, saúde e cultura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (24) de uma cerimônia de assinatura de atos em Maputo, capital de Moçambique, e discursou ao lado do presidente Daniel Chapo.
Dentre os acordos assinados estão a cooperação entre os países para o desenvolvimento de Moçambique e a colaboração em educação, saúde e cultura.
Em sua declaração, Lula afirmou que o Brasil “se perdeu em caminhos sombrios e se esqueceu dos laços com a África” e reforçou a importância da parceria entre as nações.
O líder brasileiro reforçou que Moçambique é um dos “vinte países do mundo mais vulneráveis ao impacto da mudança do clima”, e por isso devem trabalhar juntos nas questões climáticas como proteção de biomas florestais e transição energética.
Chapo esteve em Belém do Pará, onde participou do início da COP30.
Lula destacou que os dois países enfrentam problemas com o crime organizado e afirmou que o Brasil está disposto a compartilhar o próprio conhecimento e experiência com Moçambique.
Em 25 de junho de 2025, Moçambique completou 50 anos de independência em relação à Portugal, e em 15 de novembro, Brasil e Moçambique completaram 50 anos de relações diplomáticas.
Com a visita, Lula quer mostrar a presença e o apoio do Brasil em países em desenvolvimento.


