Embaixada em Cabul diz que EUA não podem garantir passagem segura a aeroporto

Voos de evacuação para norte-americanos serão disponibilizados por ordem de chegada

De Jennifer Hansler, da CNN

Ouvir notícia

A embaixada dos Estados Unidos em Cabul, no Afeganistão, informou aos cidadãos norte-americanos nesta quarta-feira (18) que o governo não pode garantir uma passagem segura ao aeroporto para quem deseja fugir do país.

“O governo dos Estados Unidos não pode garantir uma passagem segura ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai”, informou a embaixada em um alerta de segurança.

O alerta disse aos cidadãos que o espaço em voos de evacuação agora estará disponível “por ordem de chegada”.

A orientação parecia marcar uma mudança significativa em relação aos avisos anteriores, que instruíam os cidadãos norte-americanos a se abrigarem no local até serem aconselhados pela embaixada a se apresentarem no aeroporto.

A mensagem sobre a incapacidade de garantir uma passagem segura para o aeroporto contrasta fortemente com os comentários feitos pelo Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, apenas um dia antes. Ele disse a repórteres na terça-feira (17) que o Talibã se comprometeu a permitir a passagem segura de civis para o aeroporto.

O alerta de quarta-feira observou: “Cidadãos dos EUA, LPRs, seus cônjuges e filhos solteiros (menores de 21 anos) devem considerar viajar para o Aeroporto Internacional Hamid Karzai”, mas informa que “pode ser necessário esperar no aeroporto por um período significativo de tempo até que haja espaço disponível. ”

Helicóptero dos EUA é visto sobrevoando embaixada norte-americana em Cabul
Embaixada norte-americana em Cabul diz que não pode levar cidadãos em segurança para aeroporto local
Foto: Rahmat Gul – 15.ago.2021/AP

(Texto traduzido do inglês. Confira o original aqui)

Mais Recentes da CNN