Emirados Árabes Unidos dizem que interceptaram 19 mísseis e drones do Irã

Fontes disseram à CNN que o sistema de defesa aérea israelense Domo de Ferro foi usado para interceptar os projéteis iranianos no espaço aéreo do país

Max Saltman, da CNN
Compartilhar matéria

Os Emirados Árabes Unidos afirmaram que suas defesas aéreas "interceptaram" 19 mísseis e drones iranianos nesta segunda-feira (4).

As defesas aéreas dos Emirados Árabes Unidos interceptaram 12 mísseis balísticos, 3 mísseis de cruzeiro e 4 drones lançados do Irã, resultando em 3 feridos, afirmou o Ministério da Defesa em comunicado. Não ficou imediatamente claro quantos dos projéteis foram destruídos pelas defesas aéreas do país.

Anteriormente, as autoridades do emirado de Fujairah disseram que um ataque com drone a um porto petrolífero causou um incêndio que feriu três cidadãos indianos.

Em um comunicado divulgado na noite desta segunda-feira (4), o governo do Catar expressou apoio ao seu vizinho do Golfo Pérsico, prometendo "total solidariedade aos Emirados Árabes Unidos" e apoio a "todas as medidas tomadas pelos Emirados Árabes Unidos para preservar sua soberania, segurança e integridade territorial".

O Catar também foi alvo de mísseis e drones iranianos ao longo da guerra e chegou a se envolver em seu primeiro combate aéreo contra bombardeiros iranianos em março.

Fontes disseram à CNN que o sistema de defesa aérea israelense Domo de Ferro foi usado para interceptar projéteis iranianos no espaço aéreo dos Emirados Árabes Unidos. A CNN entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos para obter um posicionamento.

Inicialmente, o site de notícias americano Axios noticiou que Israel havia mobilizado secretamente o sistema de defesa antimíssil Domo de Ferro para auxiliar os Emirados Árabes Unidos, um sinal do crescente relacionamento entre os dois países, que estabeleceram relações formais há apenas seis anos.

Internacional