Enchentes no Texas: Acampamentos infantis estão em áreas de alto risco
Acampamento para meninas registrou 27 mortes, incluindo várias crianças; instituições estão às margens do rio Guadalupe

Fortes enchentes atingiram o Texas, nos Estados Unidos, neste final de semana, deixando quase cem pessoas mortas. Entre as vítimas estão meninas e monitoras de um acampamento de verão.
Essa instituição fica na área do rio Guadalupe, que inundou após fortes chuvas. Um pouco mais acima no curso desse rio está um acampamento para meninos, onde campistas também relataram momentos de tensão com a subida da água.
A Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA mantém um banco de dados de zonas de inundação em todo o país. Ele mapeia os locais que inundarão primeiro e são mais perigosos e as áreas que só em casos extremos.

A inundação do rio Guadalupe é um evento que ocorre uma vez a cada 100 anos, o que significa que há 1% de chance de acontece no ano. Porém, inundações extremas estão se tornando mais frequentes à medida que o mundo se aquece e a atmosfera consegue reter mais umidade.
O Texas já registrou várias inundações perigosas neste ano, e os Estados Unidos registraram número recorde de enchentes repentinas no ano passado.
Em algumas partes do centro do estado, choveu mais do que o equivalente para o verão inteiro em apenas algumas horas na manhã de 4 de julho, inundando rapidamente os solos secos e causando inundações repentinas significativas.
O centro do Texas está enfrentando uma das piores secas dos Estados Unidos, e solos completamente secos inundam muito rapidamente.
Acampamentos infantis estavam em áreas de risco
O Camp Mystic é um acampamento de verão cristão para meninas no oeste do Condado de Kerr, no Texas.
E está localizado em uma confluência perigosa do Rio Guadalupe, em South Fork, com o Riacho Cypress, onde as águas da enchente fluíram.
O acampamento possui dois locais, ambos dentro da planície de inundação ou em áreas que o governo federal determinou como tendo um risco anual de inundação de 1% ou 0,2%.
A administração do Camp Mystic confirmou que pelo menos 27 campistas e monitoras morreram nas inundações. O site oficial informou que está em contato com as autoridades locais, que continuam procurando pelas "meninas desaparecidas".
Dez minutos ao norte, na South Fork, fica o Camp La Junta, um acampamento para meninos.
Algumas das propriedades do La Junta também se estão em áreas conhecidas por inundações, embora vários de seus estabelecimentos estejam localizados na zona de menor risco ou totalmente fora da planície de inundação.
Wyndham Etheridge, um garoto de 14 anos que estava no acampamento, disse a Fredricka Whitfield, da CNN, que acordou com pessoas indo "buscar abrigo" em sua cabana. Elas ficaram lá, temendo que a água subisse e as levasse embora.
Quando a água subiu, essas pessoas foram para o sótão da cabana para se proteger, mas não era seguro, relatou Etheridge.
"Então, em algum momento, decidimos... que poderíamos ir para a cama por um tempo, mas depois acordamos novamente com mais água", pontuou.
Os pais de Etheridge estavam entre aqueles receberam a notícia de que seu filho estava seguro e que poderiam ir procurá-lo. "Todas aquelas crianças ficaram bastante traumatizadas", comentou Amy Etheridge.
Todos os participantes do acampamento La Junta estão seguros, anunciou a instituição na sexta-feira (4).
