Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Enem da China”: Mais de 13 milhões de pessoas farão “exame mais difícil do mundo”

    Teste conhecido como "gaokao" serve como porta de entrada para as melhores universidades do país

    Estudante chinesa cumprimenta professora ao entrar em escola para fazer o Exame Nacional de Admissão à Faculdade, também conhecido como Gaokao, na No.2 High School, uma das escolas mais prestigiadas da cidade
    Estudante chinesa cumprimenta professora ao entrar em escola para fazer o Exame Nacional de Admissão à Faculdade, também conhecido como Gaokao, na No.2 High School, uma das escolas mais prestigiadas da cidade Ren Yong/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

    Nectar Ganda CNN

    Um número recorde de estudantes do ensino médio em toda a China começou a fazer o maior teste acadêmico do mundo, em um país que luta contra uma economia em desaceleração e oportunidades cada vez menores para jovens graduados.

    O Exame Nacional de Admissão à Faculdade, conhecido como “gaokao”, dura dois dias.

    Ele também foi anunciado pela imprensa estatal chinesa como o exame de admissão à faculdade “mais difícil do mundo” devido à competitividade e intensidade.

    Nele, os alunos mostram tudo o que aprenderam em 12 anos através testes de disciplinas que duram menos de duas horas cada.

    Mais de 13,4 milhões de alunos se inscreveram para o exame neste ano, superando o recorde do ano passado de 12,9 milhões de pessoas, tornado a prova de 2024 o maior “gaokao” já realizado na China.

    Pressão crescente por bom resultado

    Os estudantes chineses passam anos estudando para o exame, pois precisam de pontuação alta para entrar nas melhores universidades do país.

    O exame inclui disciplinas como Literatura Chinesa, Matemática, Inglês, Física, Química, Política e História.

    Além de cansativo, a esmagadora maioria dos alunos tem apenas uma chance no teste.

    Candidatos entram em local onde será feito o Exame de Admissão Nacional à Faculdade, na Nanjing Tianjiabing Senior High School, em Nanjing, na China, em 7 de junho de 2024
    Candidatos entram em local onde será feito o Exame de Admissão Nacional à Faculdade, na Nanjing Tianjiabing Senior High School, em Nanjing, na China, em 7 de junho de 2024 / Costfoto/NurPhoto via Getty Images

    E o espectro do crescimento econômico lento da China e do desemprego crescente entre os jovens aumentou a pressão para ter um bom desempenho.

    Nesta sexta-feira (7), o primeiro dia do exame, muitos pais esperaram ansiosamente do lado de fora dos portões de escolas depois de deixar seus filhos para o teste.

    Muitos pais e professores estavam vestidos de vermelho, a cor da vitória na China, e alguns seguravam girassóis — considerada uma flor auspiciosa para o sucesso acadêmico.

    Reserva de táxis para a prova

    As autoridades implementaram uma série de medidas para manter a ordem e a estabilidade nos locais de exame.

    Em Pequim, a polícia de trânsito estava nas ruas às 6 da manhã para ajudar a suavizar e reduzir o trânsito em torno de uma escola perto do Palácio de Verão, um famoso ponto turístico, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

    Em Xangai, os pontos de táxi começaram a aceitar reservas para alunos que farão o exame há uma semana, ainda segundo a Xinhua.

    Aluno cumprimenta professores antes de entrar em local do Exame Nacional de Admissão à Faculdade de 2024 (também conhecido como Gaokao) em 7 de junho de 2024 em Huaibei, província de Anhui, na China
    Aluno cumprimenta professores antes de entrar em local do Exame Nacional de Admissão à Faculdade de 2024 (também conhecido como Gaokao) em 7 de junho de 2024 em Huaibei, província de Anhui, na China / Li Xin/VCG via Getty Images

    Apoio internacional

    As redes sociais chinesas foram inundadas com mensagens de boa sorte e incentivo, com “gaokao” sendo o principal tópico de pesquisa na plataforma Weibo, semelhante ao X.

    Muitas celebridades chinesas — e até mesmo algumas estrelas internacionais — postaram nas redes sociais desejando boa sorte aos candidatos.

    A lenda do futebol britânico David Beckham postou uma mensagem de apoio no Weibo, onde ele tem 10 milhões de fãs.

    “Só quero dizer ‘boa sorte’ a todos os alunos que farão seus exames em breve. Vocês trabalharam muito duro. Jin Bang Ti Ming!”, afirmou Beckham em um vídeo, adotando uma frase chinesa que significa alcançar honras e sucesso em exames importantes.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original