Enfermeira de 39 anos é a primeira vacinada na Holanda contra o novo coronavírus

Sanna Elkadiri recebeu primeira dose do imunizante da Pfizer/BioNTech, segundo a emissora nacional NOS; governo é criticado por demora na vacinação

Mick Krever, da CNN

Ouvir notícia


 

A primeira dose da vacina contra o novo coronavírus foi administrada na Holanda nesta quarta-feira (6), de acordo com a emissora nacional NOS.

A primeira pessoa a receber o imunizante foi Sanna Elkadiri, de 39 anos, enfermeira que trabalha em uma casa de repouso em Veghel, informou a NOS.

O ministro da Saúde holandês, Hugo de Jonge, chamou o início da vacinação no país de um “momento louco”.

“Finalmente, depois de 10 meses em modo de crise, estamos começando a acabar com essa crise aqui. Mas realmente vai demorar um pouco antes de deixarmos a angústia para trás”, disse De Jonge.

Assista e leia também:
Aprovação da OMS à vacina da Pfizer deve baratear o imunizante
Já livre da Covid-19, este país quer se tornar o 1º a concluir a vacinação
‘Estamos em uma corrida contra o tempo’, diz virologista sobre novas mutações

Sanna Elkadiri, de 39 anos, foi a primeira vacinada contra a Covid-19 na Holanda
A enfermeira Sanna Elkadiri, de 39 anos, foi a primeira vacinada contra a Covid-19 na Holanda
Foto: Reuters

Cerca de 269 mil cuidadores de idosos foram convidados para receber a primeira dose da vacina, informou o Instituto Nacional de Saúde e Meio Ambiente da Holanda.

O governo holandês foi criticado pelo que alguns consideraram um início lento de seu programa de vacinação contra Covid-19. 

A União Européia iniciou oficialmente sua campanha de vacinação em 27 de dezembro, dias após a aprovação da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, em 21 de dezembro.

Mais Recentes da CNN