Entenda como é medida a força dos terremotos

Ondas sísmicas e fatores relacionados ao deslocamento do solo determinam a magnitude de um terremoto, medida até 10 na escala mais comumente usada para descrever terremotos

Jennifer Gray, da CNN
Terremoto em Hualien, Taiwan  • 3/4/2024 Haote Zhang/Divulgação via REUTERS
Compartilhar matéria

Medir terremotos não é uma tarefa fácil, visto que eles ocorrem repentinamente e, às vezes, em escala global.

Quando a crosta terrestre se desloca abruptamente, ocorre um terremoto, com energia irradiada como ondas sísmicas e tremores que às vezes são sentidos por pessoas, edifícios e infraestruturas.

FOTOS - Ilha de Taiwan é atingida pelo terremoto mais forte em 25 anos

Ondas sísmicas e fatores relacionados ao deslocamento do solo determinam a magnitude de um terremoto, medida até 10 na escala mais comumente usada para descrever terremotos.

A intensidade do tremor é a intensidade de um terremoto , medida em uma escala que usa algarismos romanos para atribuir categorias com base nos danos avaliados e nas observações das pessoas.

Medindo a magnitude de um terremoto

Os cientistas usam amplamente a "escala de magnitude de momento" para categorizar a força e o tamanho dos terremotos de uma forma mais precisa do que a "escala Richter", usada há muito tempo, afirma o Serviço Geológico dos EUA.

Esta escala de magnitude de momento é baseada no “momento sísmico” do terremoto, que explica o quanto a crosta terrestre se desloca em um terremoto, o tamanho da área ao longo da fissura da crosta e a força necessária para superar o atrito naquele local, juntamente com o ondas sísmicas que a mudança cria.

A magnitude do momento será maior se houver mais atrito e deslocamento ao longo de uma distância maior.

As ondas sísmicas são medidas por sismógrafos, que utilizam um pêndulo preso a uma mola que se move com o tremor da Terra, gerando uma espécie de gráfico denominado sismograma.

Entenda como terremotos são medidos / CNN
Entenda como terremotos são medidos / CNN

A magnitude é classificada em 10 números, com cada aumento de número inteiro igual a 32 vezes mais energia liberada.

Medindo a intensidade de um terremoto

A intensidade de um terremoto é medida usando a "Escala Mercalli Modificada" de intensidade, ou MMI.

Ele mede a força do abalo de um terremoto em locais específicos ao redor de seu epicentro – o ponto na superfície da Terra diretamente acima da origem subterrânea do terremoto.

A escala MMI usa algarismos romanos para determinar a intensidade de um terremoto com base em avaliações de danos estruturais e relatórios de observadores.

https://facebook.com/SRPCBA/photos/a.467740066628469/3336742266394887/?type=3

É importante considerar a intensidade, uma vez que o terreno, a profundidade, a localização e muitos outros fatores desempenham um papel significativo na devastação que um terremoto pode causar.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original