Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Equipe de parkour danifica edifício histórico na Itália

    Cidade é considerada Patrimônio Mundial da Unesco

    Antiga cidade de Matera (Sassi di Matera) ao nascer do sol, Basilicata, sul da Itália.
    Antiga cidade de Matera (Sassi di Matera) ao nascer do sol, Basilicata, sul da Itália. bluejayphoto/ iStock / Getty Images Plus

    Angelica Chiara YazbeckLouis Mianda CNN

    Um grupo de parkour – esporte que envolve ultrapassar obstáculos com o corpo – baseado em Londres, visitou uma antiga cidade italiana, correndo, escalando e saltando pelas ruas e antigas estruturas, e danificou um dos seus edifícios históricos.

    Um dos integrantes da Team Phat,  em uma queda, fez com que ambos ele e um segmento de um edifício histórico caíssem no chão.

    O episódio aconteceu em Matera, uma cidade de pedra que remonta ao Paleolítico, e está localizada na região da Basilicata, no sul da Itália.

    Em 1993, foi-lhe atribuído o estatuto de Patrimônio Mundial da Unesco e em 2019 a cidade foi a Capital Europeia da Cultura.

    Um vídeo de acrobacias de parkour na cidade antiga foi postado pela Team Phat no YouTube há dois meses, junto com uma legenda explicando que eles estavam “na bela cidade de Matera”, onde um de seus membros, Devon McIntosh, “teve uma queda assustadora que poderia ter sido muito ruim”.

    O vídeo mostra o atleta pulando de um prédio e tentando pegar um bloco de pedra para ajudá-lo a chegar a outro prédio do outro lado da rua. Mas o bloco não resistiu à sua força e quebrou dramaticamente.

    Um membro da equipe fora das câmeras sugere que eles “escondam as evidências” e McIntosh mostra seu ferimento na perna.

    O vídeo atraiu muitos comentários críticos nas redes sociais.

    “Esta cidade é patrimônio da Unesco por uma razão”, escreveu um usuário do Instagram chamado Bruno Burke.

    “Devemos aproveitar ao máximo a nossa disciplina [parkour], mas também devemos observar onde pisamos, não apenas por segurança, mas também por respeito à cultura e à história”, acrescentou.

    Comportamento dos turistas

    Muitos dos bairros e cavernas habitáveis ​​de Matera foram reformados na segunda metade do século 20, quando a cidade recuperou seu charme e se tornou um popular ponto de acesso “Instagramável”.

    O cinema internacional também faz visitas ocasionais. O filme de James Bond de 2021, “No time to Die”, apresenta uma emocionante perseguição de carro pelas ruas de Matera.

    Os vestígios bem cuidados de antigas igrejas em cavernas, fazendas fortificadas e bairros fazem de Matera uma cidade de valor universal, segundo a Unesco.

    A CNN entrou em contato com a força policial de Matera para comentar o incidente do parkour.

    O comportamento da Team Phat levantou novas questões sobre a conduta dos turistas em locais de beleza arquitetônica.

    No início do vídeo, um dos membros do Team Phat disse: “Como alguns de vocês sabem, fomos banidos de Veneza e nunca mais poderemos voltar”.

    Em março de 2023, um membro da equipe pulou em um canal em Veneza, após o que o prefeito Luigi Brugnaro comentou sobre no X: “Este ‘sujeito’ deveria receber um certificado de estupidez”.

    “Estamos tentando identificá-lo para denunciar ele e seu companheiro que fizeram o vídeo estúpido para as redes sociais.”, o político italiano acrescentou.

    Em 25 de abril, os ingressos com taxa de entrada foram introduzidos em Veneza. Brugnaro disse que “Veneza é a primeira cidade do mundo a iniciar esta jornada que pode se tornar um exemplo para outras cidades frágeis que devem ser preservadas”.

    Em março, um distrito histórico em Quioto, no Japão, anunciou que está proibindo a entrada de turistas, na sequência das frustrações locais sobre o mau comportamento dos visitantes e a falta de cumprimento dos costumes e etiqueta japoneses.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Tópicos

    Tópicos