Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Equipes da Espanha resgatam barco com 84 imigrantes próximo às Ilhas Canárias

    Uma pessoa morreu e oito precisaram ser hospitalizados, segundo informações do serviço de resgate marítimo do país; arquipélago é um dos principais destinos de imigrantes que tentam chegar a um território espanhol 

    Espanha resgata barco de imigramtes no porto de Arguineguín
    Espanha resgata barco de imigramtes no porto de Arguineguín 25/7/2023 REUTERS/Borja Suarez

    Borja Suarezda Reuters

    Arquinegín, Espanha

    O serviço de resgate marítimo da Espanha disse nesta terça-feira (25) que resgatou um barco perto da ilha de Gran Canária que transportava 84 imigrantes da África subsaariana, um dos quais morreu.

    As Ilhas Canárias, na costa da África Ocidental, tornaram-se o principal destino dos imigrantes que tentam chegar à Espanha, com um número muito menor também buscando cruzar o Mar Mediterrâneo para o continente na Espanha. O verão é o período mais movimentado para todas as tentativas de travessias.

    Imagens de TV mostraram serviços de emergência ajudando os imigrantes a desembarcar, oferecendo cobertores e colocando alguns deles em cadeiras de rodas. Um dos passageiros teve que ser carregado em uma maca.

    Oito dos imigrantes foram levados para um hospital.

    O barco estava localizado a 15,7 km da ilha de Gran Canária e os imigrantes foram levados ao porto de Arguineguín por volta das 5h, horário local.

    A rota de imigração atlântica, uma das mais mortais do mundo, é normalmente usada por imigrantes da África subsaariana que tentam chegar à Europa.

    Dados do governo espanhol mostraram que 5.914 pessoas chegaram às Ilhas Canárias entre janeiro e meados de julho deste ano, uma queda de 31,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas cerca de 41% deles chegaram em apenas um mês, entre 15 de maio e 15 de junho.

    (Com colaboração de Emma Pinedo)