Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Especialista alerta para possibilidade de novos tremores no Mar Egeu

    'Infelizmente estamos no início de uma tragédia', avalia o geólogo Pedro Luiz Cortês sobre os estragos na Turquia e na Grécia

     

    Em entrevista à CNN, o geólogo Pedro Luiz Cortês alertou para o risco de desabamento de prédios já condenados após o terremoto de 7 graus de magnitude no Mar Egeu, que abalou a Turquia e Grécia. De acordo com o especialista, não é possível descartar a possibilidade de novos tremores, mas, desta vez, em uma menor intensidade. 

    “[Não é comum] ter um terremoto da mesma intensidade. Normalmente temos um primeiro evento que é muito significativo e, dependendo da região, podemos ter réplicas de menor intensidade. Mas eu faço uma ressalva de que estamos lidando com um fenômeno natural e que não é possível descartar a possibilidade infeliz de que, um tremor, também significativo, volte a ocorrer nos próximos dias. Mas não é comum”, avaliou.  

    Leia também:
    Situação catastrófica, diz geólogo sobre terremoto que atingiu Turquia e Grécia
    Veja imagens do terremoto na Turquia e Grécia

    Destroços causados por forte terremoto na Grécia e na Turquia
    Destroços causados por forte terremoto na Grécia e na Turquia
    Foto: Reprodução/CNN Brasil (30.out.2020)

    Na visão do geólogo, é preciso estar atento ao resgate de sobreviventes devido ao risco de novos desabamentos.

    “Nós estamos vendo a quantidade de edifícios que foram comprometidos. Mas temos aqueles edifícios que ainda não caíram, mas podem continuar sofrendo danos a partir das réplicas. Infelizmente estamos no início de uma tragédia e posso antever a movimentação internacional de mobilizar equipes de resgate de outros países. Temos agora uma corrida contra o tempo para resgatar estas pessoas”, finalizou.

    (Edição: André Rigue)