Especialistas apontam erros no setor de inteligência dos EUA sobre Afeganistão

Joe Biden admitiu que o país cometeu erros, mas disse que não se arrepende de ter determinado a retirada de tropas do local

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

Em entrevista à CNN, especialistas apontaram erros no setor de inteligência dos EUA sobre como a retirada das tropas do Afeganistão foi realizada. O professor de Relações Internacionais da ESPM Gunther Rudzit, por exemplo, disse que “houve um erro de coordenação do governo”.

“Vão procurar os responsáveis”, explicou o docente.

O cientista político Hussein Kalout também reforça que foi “uma decisão operacional e técnica das Forças Armadas norte-americanas”. No entanto, ele descarta a culpa do presidente Joe Biden.

“O problema não emana da administração Biden. A decisão da retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão foi feita ainda no governo Obama, transpassou o governo Trump e está sendo concluída pelo governo Biden.”

Em seu primeiro pronunciamento após combatentes do Talibã tomarem o poder da capital do Afeganistão no domingo (15), Biden admitiu que o país cometeu erros, mas disse que não se arrepende de ter determinado a retirada de tropas do local.

(Publicado por Nathallia Fonseca) 

Tropas norte-americanas se retiram gradualmente do Afeganistão
Tropas norte-americanas se retiram gradualmente do Afeganistão (06.jul.2021)
Foto: Reprodução / CNN

Mais Recentes da CNN