Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estados Unidos liberam entrada de estudantes e jornalistas brasileiros no país

    Permissão imediata se aplica apenas a brasileiros que já possuem visto americano; fronteiras permanecem fechadas para outros fins devido à pandemia

    Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo

     

    Brasileiros que possuem visto de estudante F-1 ou M-1, bem como jornalistas que obtêm o visto I para imprensa, poderão entrar nos Estados Unidos, informou o Departamento de Estado do país nesta terça-feira (27).

    Apesar das restrições de viagens impostas devido à pandemia de Covid-19, a liberação imediata envolve os estudantes e jornalistas que já possuem visto americano nestas categorias.

    “Os alunos que desejam se inscrever para novos vistos F-1 ou M-1 devem verificar a situação dos serviços de visto na embaixada ou consulado mais próximo; aqueles candidatos que forem considerados qualificados para um visto F-1 ou M-1 serão automaticamente considerados para uma NIE para viajar”, afirma o Departamento. 

    De acordo com o governo americano, estas categorias entram no pedido de “National Interest Exemption”, o Certificado de Isenção de Interesse Nacional dos EUA. Este documento é utilizado para entrar com a solicitação de visto de viagem urgente ou de alta prioridade para o país.

    Para estudantes, a permissão será concedida aos que têm aulas marcadas com início a partir de 1º de agosto. A entrada destes alunos será permitida em até 30 dias antes do início das aulas.

    Além do Brasil, a permissão se aplica também a viajantes que tenham passado pela China, Irã e África do Sul. 

    O governo americano afirma que “a pandemia continua a limitar o número de vistos que as embaixadas e consulados no exterior podem processar. Como sempre, os solicitantes de visto devem verificar o site da embaixada ou consulado mais próximo para obter as informações mais atualizadas sobre a disponibilidade de entrevistas para visto”. 

    Os Estados Unidos ainda permitem a entrada de viajantes com o objetivo de trabalho humanitário, saúde pública e de segurança nacional, além de portadores de vistos diplomáticos, residentes permanentes, e filhos/cônjuges de americanos.

    Aeroporto, avião, passageiro, voo, viagem
    Foto: Leonardo Miranda/Unsplash