"Estamos tendo discussões com o Hamas", diz Trump sobre soltura de reféns

Presidente dos EUA afirmou que está "ajudando Israel nessas conversas" para negociar a libertação de israelenses em Gaza

Da CNN
Presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington23/01/2025REUTERS/Kevin Lamarque  • REUTERS/Kevin Lamarque
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (6) que sua administração está "tendo discussões com o Hamas" para libertar os reféns que ainda estão em Gaza.

"Estamos tendo discussões com o Hamas. Estamos ajudando Israel nessas discussões, porque estamos falando sobre reféns israelenses, e não estamos fazendo nada em termos do Hamas. Não estamos dando dinheiro", afirmou o presidente americano.

"Você tem que negociar. Há uma diferença entre negociar e pagar. Queremos tirar essas pessoas", acrescentou Trump.

O enviado ao Oriente Médio Steve Witkoff disse a repórteres na Casa Branca nesta quinta-feira que as discussões entre o governo e o Hamas "foram recentes".

Questionada na quarta-feira (5) por que os EUA estavam negociando "diretamente e pela primeira vez com o Hamas", a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que "o enviado especial que está envolvido nessas negociações tem autoridade para falar com qualquer pessoa", referindo-se a Adam Boehler.

Questionado sobre quais outras ações os EUA poderiam tomar se o Hamas não libertasse os reféns restantes,

Trump explicou aos repórteres nesta quinta-feira sobre quais outras ações os EUA poderiam tomar se o Hamas não libertasse os reféns restantes.

"Bem, vocês vão descobrir", disse o presidente. "Eu fiz uma declaração, é meio autoexplicativa, eu acho. Mas alguém vai ter que ser muito mais duro do que está sendo. É uma pena."

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original