‘Estejam preparados’, diz Biden a americanos pela aproximação do furacão Ida

Presidente americano alertou para uso de máscaras e distanciamento social em abrigos, já que a variante Delta causou um aumento nos casos de Covid-19

Giovanna Galvanida CNN*

em São Paulo

Ouvir notícia

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, pediu em uma breve coletiva de imprensa neste sábado (28) para que os cidadãos dos estados que o furacão Ida deve atingir a partir de domingo (29) estejam atentos e preparados. “O furacão está chegando com uma força muito grande”, declarou.

Na manhã do sábado, o Ida estava se movendo de Cuba para o Golfo do México, onde é esperada uma intensificação nas próximas 24 a 36 horas antes do desembarque na costa da Louisiana, na tarde ou noite de domingo.

O domingo marca também o 16º aniversário do furacão Katrina, uma tempestade devastadora de categoria 3, com ventos próximos a 200 km/h, que causou inundações severas em cidades ao longo da Costa do Golfo, de Nova Orleans a Biloxi, no Mississippi.

A similaridade dos eventos nesta época do ano foi comentada pelo presidente americano. “É uma lembrança de que devemos fazer tudo o que pudermos para preparar a população na região e estarmos prontos para responder rapidamente”, afirmou Biden.

Segundo o presidente, Louisiana já está em estado de emergência e deve receber suporte federal para água, comida, geradores de energia e outros suprimentos necessários para a região.

Uma das prioridades é garantir o fornecimento da energia para as cidades e os abrigos, principalmente levando em consideração o aumento dos indicadores da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos pela variante Delta.

“Se você for para algum abrigo se proteger deste furacão, eu peço que use máscaras e tente manter algum distanciamento social, pois a variante Delta ainda é muito perigosa”, disse Biden.

*Com informações da CNN

Mais Recentes da CNN