Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estradas na fronteira da Rússia com a Geórgia têm congestionamento de até 48 horas

    Filas se acumularam após o presidente Vladimir Putin anunciar a convocação de reservistas para lutar contra a Ucrânia

    O lado georgiano do posto alfandegário de Verkhni Lars entre a Geórgia e a Rússia, a cerca de 200 km de Tiblissi, em 25 de setembro.
    O lado georgiano do posto alfandegário de Verkhni Lars entre a Geórgia e a Rússia, a cerca de 200 km de Tiblissi, em 25 de setembro. Vano Shlamov/AFP/Getty Images

    Tim Listerda CNNSebastian Shuklada CNN*

    Imagens e vídeos que circulam nas redes sociais mostram fronteira entre a Rússia e a Geórgia, antiga república soviética e país na interseção da Europa com a Ásia, com longas filas de tráfego parado em uma passagem na montanha.

    Um vídeo de drone da área sugere que há centenas de veículos reunidos no lado russo, com testemunhas dizendo que as pessoas estão esperando até 48 horas para atravessar para a Geórgia.

    Vários vídeos mostram forças de segurança russas adicionais chegando à fronteira em um veículo blindado.

    As filas se acumularam na passagem Verkhnii Lars, da Ossétia do Norte, para a Geórgia e outras passagens de fronteira desde o anúncio na semana passada pelo presidente Vladimir Putin de uma mobilização parcial.

    Vídeos mostram algumas famílias e muitos homens sozinhos entre os que esperam para atravessar em Verknii Lars Centenas de pessoas estão se aproximando do cruzamento a pé carregando malas.

    Em meio ao influxo repentino, “nós pressionamos o governo para introduzir vistos e/ou fechar as fronteiras”, disse à CNN uma política da oposição na Geórgia, Nona Mamulashvili.

    Até esta segunda-feira (26), a fronteira parece ainda estar aberta.

    Imagens de satélite mostram fila extensa na fronteira

    Uma imagem de satélite mostra filas de tráfego de aproximadamente 16 quilômetros ao norte da fronteira georgiana. Maxar Technologies

    Imagens de satélite de domingo fornecidas pela Maxar Technologies mostram longas filas de tráfego no lado russo da fronteira com a Geórgia.

    Maxar diz que a imagem mais ao norte mostra o tráfego enfileirado a cerca de 16 quilômetros ao norte da passagem da fronteira e acrescenta que “o engarrafamento provavelmente continuou mais ao norte da área fotografada”.

    Número recorde de russos na Finlândia

    O número de russos que entraram na Finlândia através de sua fronteira terrestre com a Rússia no domingo (25) foi o dobro do domingo anterior, disse o guarda de fronteira finlandês.

    No domingo (25), 8.314 russos entraram na Finlândia através da fronteira terrestre finlandesa-russa – o dobro do número da semana anterior, tuitou Matti Pitkäniitty, chefe de assuntos internacionais da guarda de fronteira.

    Incluindo os números de sábado, 16.886 russos chegaram no total, com “muitos em trânsito para outros países”, acrescentou.

    Após o anúncio de “mobilização parcial” do Kremlin, a Rússia viu protestos em todo o país e a saída de cidadãos do país.

    Na quarta-feira passada (21), o ministro da Defesa finlandês, Antti Kaikkonen, disse que o país está monitorando de perto a situação.

    A Finlândia e a Rússia compartilham uma fronteira terrestre que se estende por 1.340 quilômetros (cerca de 830 milhas), e existem vários pontos de passagem de fronteira disponíveis.

    (*Com informações de Allegra Goodwin e Jorge Engels, da CNN)

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original