Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA afirmam ter neutralizado rede de hackers da inteligência russa

    Departamento de Justiça disse que estava acelerando os esforços para neutralizar ações digitais do governo russo

    Procurador-geral dos EUA, Merrick Garland
    Procurador-geral dos EUA, Merrick Garland 27/11/2023REUTERS/Eduardo Munoz/Pool

    Kanishka Singhda Reuters

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira (15) que neutralizou uma rede de hackers da inteligência russa.

    “Pela segunda vez em dois meses, impedimos que hackers patrocinados pelo Estado lançassem ataques digitais por trás da cobertura de roteadores americanos comprometidos”, disse a procuradora-geral adjunta dos EUA, Lisa Monaco, em um comunicado.

    O Departamento de Justiça disse que uma operação autorizada pela Justiça em janeiro de 2024 neutralizou uma rede de centenas de roteadores de pequenos escritórios/escritórios domésticos (SOHO) controlados pela inteligência russa e usados “para ocultar e possibilitar uma variedade de crimes”.

    “Nesse caso, os serviços de inteligência russos recorreram a grupos criminosos para ajudá-los a atacar roteadores domésticos e de escritórios, mas o Departamento de Justiça desativou seu esquema”, acrescentou o procurador-geral, Merrick Garland.

    Garland disse que o Departamento de Justiça estava acelerando os esforços para neutralizar as ações digitais do governo russo contra os Estados Unidos e seus parceiros, incluindo a Ucrânia.