EUA: Biden confirma vacinação contra Covid-19 para maiores de 16 anos

Presidente norte-americano fez apelo nas redes sociais para que pessoas procurem locais de vacinação e se imunizem contra o novo coronavírus

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta segunda-feira (19) que qualquer cidadão com 16 anos ou mais já pode se imunizar contra a Covid-19 no país e fez um apelo, em mensagem publicada nas redes sociais, para aumentar a adesão à campanha.

“Pessoal, tenho boas notícias. A patir de hoje, todo mundo está qualificado para receber a vacina [contra Covid-19]. Já tivemos o suficiente disto [pandemia], você precisa se proteger, proteger seus vizinhos e sua família. Por favor, tome a vacina”, afirmou o democrata, em vídeo divulgado na internet.

No início de abril, Biden havia ordenado aos estados que ampliassem a elegibilidade da vacina para pessoas com 18 anos ou mais a partir desta segunda (19).

Agora, o Centro dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças  (CDC) expandiu a faixa etária da população autorizada a se vacinar, chegando a 16 anos – nenhuma vacina contra Covid-19 está autorizada para uso em menores de 16 anos, embora os testes estejam em andamento.

A nova orientação do CDC diz ainda que devem ser priorizadas as pessoas com condições médicas subjacentes que aumentem o risco de complicações graves em decorrência da Covid-19.

A maioria dos estados dos EUA já expandiu seus programas de vacinação para pessoas dessa faixa etária. O Alasca foi o primeiro deles, seguido por outros estados, incluindo Geórgia, Texas e Califórnia.

Mais da metade dos adultos nos EUA receberam pelo menos uma dose de vacina contra o novo coronavírus, de acordo com o CDC.

Mais Recentes da CNN