Joe Biden nomeia primeiro general negro para o cargo de secretário de Defesa

Lloyd J. Austin III é conhecido como comandante de alto nível em funções críticas no Pentágono

Will Marinho, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou a nomeação do general aposentado Lloyd J. Austin III para atuar como o 28º Secretário de Defesa dos Estados Unidos. Se aprovado em sabatina pelo Senado dos EUA, ele será o primeiro afro-americano a ocupar o cargo.

Com um histórico de serviço militar ao longo de quatro décadas, Austin tem uma longa história trabalhando junto com o Pentágono e já trabalhou de perto com Joe Biden no passado.

Leia e assista também:

Fonte da CNN: Escolhido por Biden, general pode ser 1º negro a comandar Defesa
Ainda sem reconhecer derrota, Trump já sinaliza que pode tentar voltar em 2024
Biden revela equipe que vai liderar resposta à pandemia de Covid-19 nos EUA

Quando o democrata era vice-presidente, durante o governo de Barack Obama (2009-2017), os dois trabalharam juntos em uma variedade de posições, mais proeminentemente quando ele foi comandante do CENTCOM (Comando Central dos Estados Unidos, na sigla em inglês) entre 2013 e 2016.

Lloyd Austin

Austin já comandou tropas no Iraque em 20111 durante o governo Obama

Foto: Wikimedia Commons

Nesse período, Biden e Austin trataram de uma amplidão de assuntos, incluindo o Oriente Médio, a Ásia Central e o sul da Ásia. Antes disso, mas ainda enquanto Biden era vice-presidente, Lloyd Austin foi vice-chefe de gabinete do Exército e comandante geral das forças dos Estados Unidos no Iraque.

(Com Jake Tapper e Kate Sullivan, da CNN)

Mais Recentes da CNN