EUA dizem que Irã não deveria responder à retaliação de Israel
Porta-voz da Casa Branca advertiu que o governo americano estará à disposição de Israel para ajudar na defesa
O Irã não deveria responder aos ataques de Israel em seu território no fim de semana passado, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a repórteres nesta quarta-feira (30).
Ela estava respondendo a uma pergunta da CNN depois que a rede informou que os recentes ataques de Israel terão uma resposta “definitiva e dolorosa” que provavelmente virá antes da votação presidencial dos EUA, de acordo com uma fonte de alto escalão nesta quarta-feira.
“O Irã não deve responder à retaliação de Israel”, disse Jean-Pierre, antes de acrescentar que “se o Irã decidir responder, no entanto, os EUA estarão à disposição para ajudar Israel na sua defesa”.
Entretanto, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, não quis oferecer uma avaliação sobre o que o Irã “pode ou não fazer”, mas reiterou que os EUA acreditam que “não devem responder”.
Miller não quis dizer se a República Islâmica tinha transmitido aos EUA a intenção de responder antes de 5 de novembro.
“Não vou falar sobre comunicações entre nossos dois governos, reais ou imaginárias. Mas como deixamos claro publicamente, e posso dizer que o Irã conhece esta mensagem muito claramente, eles não devem continuar a escalar este conflito”, disse ele numa coletiva de imprensa nesta quarta-feira.