EUA e UE esperam que 2/3 da população mundial seja vacinada até fim de 2022

Em comunicado, países disseram que continuarão a apoiar o consórcio Covax para fornecer 2 bilhões de vacinas no fim de 2021

Anna Satie, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Os Estados Unidos e a União Europeia anunciaram nesta terça-feira (15) esperar que ao menos dois terços da população mundial seja vacinada contra Covid-19 até o fim de 2022. 

A declaração foi feita em um comunicado conjunto, em que dizem que irão continuar a apoiar o consórcio Covax e encorajarão doadores para disponibilizar 2 bilhões de doses até o final desse ano.

Os países também disseram que vão estabelecer uma força-tarefa para identificar e resolver problemas para aumentar capacidade de fabricação das vacinas, “incluindo a construção de novas instalações de produção, manutenção das cadeias de suprimentos, evitar quaisquer restrições desnecessárias a importações e encorajamento do compartilhamento de conhecimento e tecnologia”, diz. 

Eles também reforçarão a cooperação para reformar a OMS (Organização Mundial da Saúde), o que incluiria financiamento e melhorias das operações internas. 

Nesta terça, o presidente dos EUA, Joe Biden, participa de uma cúpula com líderes das instituições da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica. 

Vacina contra Covid-19
Vacina da Astrazeneca contra Covid-19
Foto: Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo (1º.jun.2021)

Mais Recentes da CNN