EUA enviam ao Irã plano de 15 pontos para encerrar a guerra, diz fonte

Mais cedo, o presidente americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos estavam fazendo progressos em seus esforços para negociar o fim do conflito com o país

Steve Holland, Ismail Shakil e Daphne Psaledakis, da Reuters
Compartilhar matéria

Os EUA enviaram ao Irã um plano de 15 pontos com o objetivo de pôr fim à guerra no Oriente Médio, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters nesta terça-feira (24).

A notícia do plano americano foi divulgada anteriormente pelo jornal americano New York Times, que, citando duas autoridades, afirmou que o plano foi entregue por meio do Paquistão.

Mais cedo, na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que o  vice-presidente, JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e outros estão liderando as negociações com o Irã, expressando otimismo de que um acordo esteja próximo.

Trump também disse nesta terça-feira que os EUA estavam fazendo progressos em seus esforços para negociar o fim da guerra com o Irã, incluindo a conquista de uma importante concessão de Teerã.

O presidente disse aos repórteres que os Estados Unidos estavam conversando com "as pessoas certas" no Irã a fim de chegar a um acordo para acabar com as hostilidades, acrescentando que os iranianos queriam muito chegar a um acordo.

"Estamos em negociações neste momento", disse ele.

Teerã negou as conversas diretas. Na segunda-feira (23), o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, classificou tais relatos como “notícias falsas”.