EUA estão aumentando apoio de defesa aérea e munições pra Israel, diz oficial

Autoridade citou que há uma “discussão contínua” sobre as necessidades de defesa aérea de Israel

Natasha Bertrand, da CNN
Compartilhar matéria

Os Estados Unidos estão “aumentando o apoio” a Israel, incluindo defesa aérea e munições, disse um alto funcionário da Defesa nesta segunda-feira (9).

O funcionário afirmou que há uma “discussão contínua” sobre as necessidades de defesa aérea de Israel, mas se recusou a especificar quais são neste momento.

A CNN informou anteriormente que Israel solicitou interceptadores adicionais para seu sistema de defesa aérea Domo de Ferro.

O Pentágono também está “contactando a indústria dos EUA para obter o envio rápido de encomendas pendentes de equipamento militar israelense que de outra forma poderiam ter sido consideradas rotineiras para a movimentação”, citou a autoridade.

“Também estamos trabalhando em toda a empresa (do Departamento de Defesa), inclusive com o Comando Central dos EUA, para avaliar quais munições e outros equipamentos estão nos inventários dos EUA que podem ser disponibilizados rapidamente para Israel. Todas essas são ações que estamos realizando dentro da nossa autoridade”, acrescentou o responsável.

O funcionário disse que a administração tem atualmente os recursos, a autoridade e o financiamento necessários para continuar a apoiar Israel.

VÍDEO - Explosões são ouvidas perto do aeroporto de Tel Aviv, em Israel

Ainda disse que os oficiais estão trabalhando com o Congresso “para garantir que a autoridade e as verbas apropriadas estejam disponíveis para apoiar e responder a crises e contingências”.

A administração continua “profundamente preocupada” com a entrada do Hezbollah no conflito e a escolha de abrir uma segunda frente na guerra, disse o responsável.

“Estamos trabalhando com Israel e com nossos parceiros em toda a região para conter isso em Gaza”, disse o funcionário.

“E é uma das principais razões pelas quais ajustamos a nossa postura tão rapidamente para aumentar a nossa presença marítima no Mediterrâneo oriental – porque o Irã e adversários como o Hezbollah libanês não deveriam questionar o compromisso do governo dos EUA em apoiar a defesa de Israel”, prosseguiu.

O funcionário acrescentou que há conversas contínuas entre o governo dos EUA e o israelense sobre os reféns que o Hamas mantém em Gaza, mas não deu mais detalhes.

Questionado sobre o potencial papel dos EUA na recuperação de reféns no país, o responsável disse que não entraria em hipóteses sobre qualquer potencial papel militar no futuro.

Sobre um potencial papel iraniano no planeamento do ataque, o responsável disse “é claro que o Irã está em cena. O Irã forneceu apoio durante anos ao Hamas e ao Hezbollah. Mas não temos informações que corroborem os detalhes da história do Wall Street Journal neste momento.”

O "Wall Street Journal" informou no último domingo (9) que os líderes iranianos se reuniram várias vezes com autoridades do Hamas nos últimos meses para planejar o ataque, citando altos membros do Hamas e do Hezbollah.

Veja também: Especialista explica o que motivou ataques do Hamas em Israel

inglês