EUA prometem responsabilizar o Irã após ataques a sete navios em sete dias

Comunicado do Comando Central afirma que as forças iranianas serão responsabilizadas por agressão após Donald Trump sinalizar que ataques devem continuar

Da CNN*
Compartilhar matéria

O chefe do Comando Central dos Estados Unidos disse na terça-feira (14) que o Irã havia atacado intencionalmente sete navios comerciais nos últimos sete dias. De acordo com o comunicado, quase uma dúzia de tripulantes civis ficaram mortos, feridos ou desaparecidos.

“Nos últimos sete dias, o Irã atacou intencionalmente civis em toda a região ao atacar sete navios comerciais, resultando em quase uma dúzia de tripulantes civis mortos, desaparecidos ou feridos”, afirmou o comandante do CENTCOM, almirante Brad Cooper, em nota.

Statement from Adm. Brad Cooper, CENTCOM commander: pic.twitter.com/epNbgbDaOP

— U.S. Central Command (@CENTCOM) July 14, 2026

“As forças iranianas também lançaram dezenas de mísseis e drones contra países vizinhos do Golfo. As forças dos EUA estão responsabilizando o Irã pela agressão injustificada que continua a colocar em risco vidas inocentes”, disse ele.

A declaração de Cooper vem logo após o presidente Donald Trump ter alertado que os EUA atacariam infraestruturas iranianas na próxima semana, incluindo pontes e usinas de energia, a menos que Teerã retorne à mesa de negociações.

Trump também disse que os ataques dos EUA ao Irã continuarão até que ele diga que "já basta”.

Nesta terça-feira, os EUA retomaram o bloqueio naval contra o Irã e lançaram novos contra alvos iranianos. A mídia estatal noticiou explosões na cidade portuária de Bandar Abbas e em vários locais próximos a Sirik.

Ainda de acordo com a mídia estatal, o Irã atacou alvos militares dos EUA na Jordânia.

*Com Reuters