EUA suspendem exigência de máscara em aviões, metrô, ônibus e trens

Após decisão de juíza federal, companhias áereas já anunciaram que não vão exigir mais uso do item

Passageiros com máscara em voo da JetBlue
Passageiros com máscara em voo da JetBlue Reuters

Tierney Sneedda CNN

Ouvir notícia

Uma juíza federal na Flórida derrubou nesta segunda-feira (18) a exigência do uso de máscara do governo federal dos Estados Unidos para aviões e outros métodos de transporte público. Um funcionário da amnistração de Joe Biden disse que a ordem não está mais em virgo enquanto a decisão judiciai é revisada.

A magistrada Kathryn Kimball Mizelle disse que a exigência era ilegal porque excedia a autoridade estatutária do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e porque sua implementação violava a lei administrativa.

“As agências estão revisando a decisão e avaliando os possíveis próximos passos”, disse o funcionário do governo Biden na noite desta segunda.

“Enquanto isso, a decisão judicial de hoje significa que a ordem do CDC não está em vigor no momento. Portanto, a TSA (Administração de Segurança dos Transportes) não aplicará suas Diretrizes de Segurança e Emenda de Emergência exigindo o uso de máscara no transporte público e nos centros de transporte neste momento. O CDC recomenda que as pessoas continuam a usar máscaras em ambientes fechados de transporte público”, concluiu.

Os acontecimentos geraram confusão sobre as diretrizes em todo o país, com várias companhias aéreas e autoridades de viagens anunciando rapidamente na noite de segunda que as máscaras agora são opcionais. Não está claro se o Departamento de Justiça pedirá a suspender a decisão e apresentará um recurso.

Na semana passada, o CDC estendeu esta ordem, que se aplica a aviões, trens e outras formas de transporte público, até 3 de maio.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, classificou a decisão judicial como “decepcionante”, e disse que o Departamento de Justiça decidirá sobre uma resposta legal. Psaki diz que o governo mantém a recomendação do uso de máscara para passageiros de companhias aéreas.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN