Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA vão enfrentar temperaturas de até -30 °C a partir desta sexta-feira

    Iowa terá que enfrentar temperaturas congelantes para votar no caucus, que são as prévias do partido republicano, para decidir o candidato à presidência pelo partido

    Frio extremo é esperado nos EUA
    Frio extremo é esperado nos EUA Spencer Platt/Getty Images

    Allison Chincharda CNN

    Uma grande explosão de ar no Ártico vai se alastrar pela região central dos Estados Unidos e pode gerar uma tempestade poderosa. O frio extremo pode chegar até o sul do país, no estado do Texas.

    A população de Iowa terá que enfrentar temperaturas congelantes para votar no caucus, que são as prévias do partido republicano, para decidir o candidato à presidência pelo partido.

    Espera-se também que o frio teste a rede elétrica do Texas que está vulnerável a temperaturas extremas pela primeira vez neste inverno.

    As temperaturas podem chegar a -20 °C a -30 °C no norte, tanto na sexta-feira quanto no sábado à noite. Os fortes ventos podem fazer com que a sensação térmica chegue a -50 °C.

    Mais de 15 milhões de pessoas nos EUA estão sob alertas de frio, onde o congelamento pode ocorrer em apenas 10 minutos na pele exposta.

    O frio vai se espalhar para o sul e leste em todo o país e, eventualmente, envolver o Texas e outras partes do Sul no fim de semana, durando até o meio da próxima semana.

    No fim de semana, o ar mais frio se estenderá de Denver a Indianápolis, com temperaturas pelo menos -30 °C.

    As temperaturas em queda aumentarão a demanda de energia na rede elétrica do Texas o suficiente para que o operador de rede independente do estado, ERCOT, emitisse um alerta meteorológico para segunda-feira, alertando sobre o aumento iminente da demanda e uma possível queda nas reservas.

    Na quinta-feira, o ERCOT disse que se espera que haja energia suficiente para evitar interrupções.

    Mais de 200 pessoas morreram – a maioria delas por hipotermia – durante um ataque histórico de frio e uma tempestade de gelo em fevereiro de 2021, durante o qual o ERCOT implementou cortes de energia contínuos para evitar o colapso da rede elétrica.

    Embora seja frio no Texas, não se espera que seja tão severo, generalizado ou prolongado quanto em 2021.

    Caucus em Iowa

    Iowa tem realizado caucus (prévias eleitorais) a cada quatro anos desde 1972 em janeiro ou fevereiro, colocando a população sob risco de frio.

    Neste ano, a votação deve acontecer em meio a temperaturas congelantes históricas.

    Prevê-se que segunda-feira seja o dia mais frio do estado em mais de cinco anos, com ventos que baixam ainda mais as temperaturas para -40 °C.

    A população de Iowa vai acordar com temperaturas negativas na segunda-feira de manhã.

    *Os meteorologistas da CNN Monica Garrett e Brandon Miller e Joe Sutton da CNN contribuíram para esta história.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original