Europa tem planos "precisos" para enviar tropas à Ucrânia, diz chefe da UE

Em entrevista ao Financial Times publicada neste domingo (31), Ursula von der Leyen diz que planos fazem parte de garantias de segurança pós-conflito

Da Reuters
Von der Leyen em Estrasburgo  • 18/7/2024 REUTERS/Johanna Geron
Compartilhar matéria

A Europa está elaborando "planos bastante precisos" para o envio de tropas multinacionais à Ucrânia, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao FT(Financial Times) em uma entrevista publicada neste domingo (31).

O envio de militares faria parte das garantias de segurança pós-conflito que terão o apoio das capacidades dos EUA, segundo a chefe de bloco europeu.

“O presidente Trump nos garantiu que haverá [uma] presença americana como parte do mecanismo de proteção”, disse von der Leyen ao FT, acrescentando que “isso foi muito claro e repetidamente afirmado”.

A implantação deve incluir potencialmente dezenas de milhares de militares liderados pela Europa, apoiados pela assistência dos EUA, incluindo sistemas de controle e comando e ativos de inteligência e vigilância.

O jornal afirma que esse arranjo foi acertado em uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e altos líderes europeus no mês passado.

Líderes europeus, incluindo o chanceler alemão Friedrich Merz, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o secretário-geral da Otan Mark Rutte e von der Leyen devem se reunir em Paris na quinta-feira (4), a convite do presidente francês Emmanuel Macron, para continuar as discussões de alto nível sobre a Ucrânia, informou o FT, citando três diplomatas informados sobre os planos.