Ex-príncipe Andrew é preso no dia do aniversário de 66 anos

Irmão mais novo do rei Charles III foi detido sob suspeita de má conduta em cargo público enquanto é investigado pela possibilidade de ter repassado documentos confidenciais do governo britânico ao falecido criminoso sexual, Jeffrey Epstein

Lauren Said-Moorhouse e Lauren Kent, da CNN
Príncipe Andrew participa de missa de Natal na igreja de St. Mary Magdalene no leste da Inglaterra  • 25/12/2023 REUTERS/Chris Radburn
Compartilhar matéria

O ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, irmão mais novo do rei Charles III, foi preso nesta quinta-feira (19), no mesmo dia em que completa 66 anos, sob suspeita de má conduta em cargo público.

Jornais haviam noticiado que seis carros da polícia descaracterizados e cerca de oito policiais à paisana chegaram à Wood Farm, na propriedade de Sandringham, no leste da Inglaterra, na manhã desta quinta-feira.

A Polícia do Vale do Tâmisa afirmou no início deste mês que seus agentes estavam investigando alegações de que Mountbatten-Windsor teria repassado documentos confidenciais do governo ao falecido criminoso sexual, Jeffrey Epstein, segundo arquivos recentemente divulgados pelo governo dos Estados Unidos.

Mountbatten-Windsor, o segundo filho da falecida rainha Elizabeth, sempre negou qualquer irregularidade em relação a Epstein e disse lamentar a amizade entre eles, mas não respondeu a pedidos de comentários desde a divulgação dos documentos.

Sem mencionar o nome de Andrew, a polícia britânica informou que um homem por volta dos 60 anos foi preso sob suspeita de má conduta em cargo público, acrescentando que não divulgaria o nome dele "em conformidade com as diretrizes nacionais".

Em outubro do ano passado o rei Charles III iniciou o processo oficial para retirar os títulos de Andrew. Ele também notificou o irmão para que se mudasse da Royal Lodge, uma mansão de 30 cômodos na propriedade de Windsor, nos arredores de Londres.

"Sua Majestade iniciou hoje um processo formal para retirar o Estilo, os Títulos e as Honrarias do príncipe Andrew", afirmou um comunicado do Palácio de Buckingham. "O príncipe Andrew passará a ser conhecido como Andrew Mountbatten-Windsor", acrescentou.

Antes da medida tomada por Charles, Andrew havia renunciado aos títulos reais, incluindo o de duque de York.

"Em discussão com o rei e minha família imediata e em geral, concluímos que as constantes acusações contra mim desviam a atenção do trabalho de Sua Majestade e da Família Real", disse ele em um comunicado.

O ex-príncipe foi acusado de abusar de Virginia Giuffre, que alegava ter sido vítima de Jeffrey Epstein. A mulher aparece em uma fotografia com Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Epstein, e Andrew.

O irmão do rei Charles se afastou da vida pública em 2019 após uma entrevista amplamente criticada à BBC sobre seu relacionamento com Epstein. Em 2022, fez um acordo extrajudicial com Virginia Giuffre.

Os arquivos mostraram que ele voou no jato particular de Epstein em 2000.