Exclusivo CNN: Guaidó diz que Lula deve exigir divulgação de resultado na Venezuela

Maduro diz estar pronto para apresentar todas as contagens de votos

Da CNN
Juan Guaidó, líder oposicionista na Venezuela, em entrevista à CNN
Juan Guaidó, líder oposicionista na Venezuela, em entrevista à CNN  • Reprodução/CNN
Compartilhar matéria

Em uma entrevista exclusiva à CNN, o opositor venezuelano Juan Guaidó disse nesta quarta-feira (31) que o presidente Lula deve exigir a divulgação das atas das eleições na Venezuela.

"Acho que o presidente Lula deve começar a exigir que Maduro reconheça os resultados, além das atas. Perguntem ao ex-chanceler Celso Amorim e ao presidente Lula, que sabe muito bem o que houve na Venezuela", afirmou Guaidó.

Maduro diz estar pronto para apresentar todas as contagens de votos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quarta-feira (31) que seu partido está pronto para apresentar todas as contagens de votos da eleição de domingo (28) e que pediu ao Tribunal Superior do país que garanta que todos os partidos façam o mesmo.

Maduro ainda responsabilizou os opositores, María Corina Machado e Edmundo González, pelo que chamou de “ataque criminal” e que, segundo o presidente venezuelano, teria “intenção de golpe de Estado utilizando o processo eleitoral”.

Maduro, que segundo o Conselho Nacional Eleitoral venceu com 51,2% dos votos as eleições, disse que pediu ao mais alto tribunal que abordasse “este ataque contra o processo eleitoral”, que descreveu como uma “tentativa de golpe de estado”, e esclarecer “tudo o que precisa ser esclarecido sobre este processo”.

Oposição contestou os resultados

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, afirmou que “já tem como provar a verdade”, destacando que Edmundo González é, na verdade, o presidente eleito do país.

Segundo Machado, a oposição tem acesso a 73,2% das atas eleitorais, que comprovariam a vitória de González.