Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Exclusivo: “Hamas usa civis como escudo humano em Gaza”, diz à CNN major israelense

    "Nós estamos alertando aos civis para saírem do caminho, visando isolar os combatentes do Hamas", afirmou Doron Spielman

    Da CNN

    As Forças de Defesa de Israel (FDI) cercaram nesta sexta-feira (3) a região norte da Faixa de Gaza, segundo confirmou à CNN o major Doron Spielman, em entrevista exclusiva ao repórter Américo Martins, direto da base de Tseelum, no sul de Israel.

    Qual é a situação atual em Gaza?

    • “As FDI cercaram Gaza por ar, mar e terra. Os terroristas do Hamas estão localizados principalmente no norte de Gaza. Esta é a área que cercamos. Estamos os enfrentando em condições intensas [de combate]. Eles se entrincheiraram em meio a homens, mulheres e crianças, usando-os como um escudo humano. Nós estamos alertando aos civis para saírem do caminho, visando isolar os combatentes do Hamas. Nós conseguimos matar centenas de seus combatentes, incluindo comandantes de alto nível, que planejaram o massacre em Israel no dia 7 de outubro, matando homens, mulheres e crianças inocentes”, afirmou o major.

    Qual o impacto do combate nas Forças de Defesa de Israel?

    • “Nós perdemos soldados, jovens, alguns dos quais tiveram suas famílias massacradas em 7 de outubro. Estamos lutando duro, no entanto, estamos combatendo melhor do que eles [Hamas]. Eles perderam centenas de pessoas, nós perdemos 18 [soldados], e isso é muito difícil para nós. Porém, nossos soldados estão atuando com excelência. Portanto, estamos sendo mais inteligentes do que eles. Isso toma tempo, mas seguimos com o objetivo de derrotá-los”, acrescentou Spielman.

    Qual a estratégia para resgatar os reféns feitos pelo Hamas?

    • “Não posso entrar em detalhes, pois isso colocaria a vida dos reféns em risco. Estamos lidando com inteligência, com muitas fontes para tentar localizá-los e entender como o Hamas está os mantendo. Para o Hamas, eles não são homens, mulheres, crianças e bebês. Eles são barganhas. Nossa principal estratégia é retirar os reféns [de seus cativeiros] e derrotar o Hamas, porque somos todos reféns para o Hamas. É por isso que temos de combatê-los”, concluiu o militar.

    Veja também – Israel mira túneis do Hamas após completar cerco à cidade Gaza

    (Publicado por Lucas Schroeder, da CNN, em São Paulo)