Exército de Israel lança ofensiva terrestre na Cidade de Gaza, diz jornal

Operação iniciada nesta segunda (15) representa uma escalada importante na guerra que já dura mais de dois anos

Reuters
Palestinos deslocados, fugindo para o sul após ordem das forças israelenses para esvaziarem a Cidade de Gaza 15/09/2025  • REUTERS/Mahmoud Issa
Compartilhar matéria

O Exército de Israel lançou uma ofensiva terrestre nesta segunda-feira (15) para ocupar a Cidade de Gaza, informou o jornal Axios, citando autoridades israelenses.

Na semana passada, Israel lançou um ataque aéreo contra líderes do Hamas no Catar, expandindo suas ações militares pelo Oriente Médio.

A operação representa uma escalada importante na guerra que já dura mais de dois anos e pode aumentar o número de mortos no enclave palestino.

Nos últimos dias, as IDFs (Forças de Defesa de Israel) aumentaram os alertas de retirada pedindo que moradores se deslocassem para áreas humanitárias.

A última ofensiva, no Catar, foi duramente criticada por autoridades internacionais, principalmente entre líderes árabes. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o presidente dos EUA não estava ciente do ataque e que a decisão tomada exclusivamente por Israel.

O bombardeio aéreo de 9 de setembro, que, segundo o grupo palestino, matou cinco dos integrantes, mas não sua liderança.

O ataque israelense no Catar será tema do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que se reunirá em caráter de urgência em Genebra, na Suíça, na próxima terça-feira (15).

O debate foi solicitado pelo Paquistão, em nome dos OCI (Estados-membros da Organização para a Cooperação Islâmica), e pelo Kuwait, em nome do Conselho de Cooperação do Golfo.