Exército de Israel lança ofensiva terrestre na Cidade de Gaza, diz jornal
Operação iniciada nesta segunda (15) representa uma escalada importante na guerra que já dura mais de dois anos

O Exército de Israel lançou uma ofensiva terrestre nesta segunda-feira (15) para ocupar a Cidade de Gaza, informou o jornal Axios, citando autoridades israelenses.
Na semana passada, Israel lançou um ataque aéreo contra líderes do Hamas no Catar, expandindo suas ações militares pelo Oriente Médio.
A operação representa uma escalada importante na guerra que já dura mais de dois anos e pode aumentar o número de mortos no enclave palestino.
Nos últimos dias, as IDFs (Forças de Defesa de Israel) aumentaram os alertas de retirada pedindo que moradores se deslocassem para áreas humanitárias.
A última ofensiva, no Catar, foi duramente criticada por autoridades internacionais, principalmente entre líderes árabes. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o presidente dos EUA não estava ciente do ataque e que a decisão tomada exclusivamente por Israel.
O bombardeio aéreo de 9 de setembro, que, segundo o grupo palestino, matou cinco dos integrantes, mas não sua liderança.
O ataque israelense no Catar será tema do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que se reunirá em caráter de urgência em Genebra, na Suíça, na próxima terça-feira (15).
O debate foi solicitado pelo Paquistão, em nome dos OCI (Estados-membros da Organização para a Cooperação Islâmica), e pelo Kuwait, em nome do Conselho de Cooperação do Golfo.


