Explosão atinge mesquita no Afeganistão e deixa pelo menos 12 feridos

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque; local era frequentado por muçulmanos sunitas

James Mackenzieda Reuters

Ouvir notícia

Uma explosão atingiu uma mesquita no distrito de Spin Ghar, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, nesta sexta-feira (12) ferindo pelo menos 12 pessoas, disseram moradores locais.

Atal Shinwari, um residente da área, disse que a explosão ocorreu por volta das 13h30 (no horário local) quando explosivos aparentemente localizados no interior da mesquita foram detonados.

Um oficial do Talibã, falando sob condição de anonimato, confirmou a explosão e disse que há vítimas, mas não deu mais detalhes.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo aparente ataque – mais um de uma série de explosões que atingiram mesquitas no Afeganistão nas últimas semanas – minando a alegação do Talibã de ter restaurado a segurança após décadas de guerra.

A mesquita era frequentada por muçulmanos sunitas. Ataques anteriores desde a tomada do Talibã atingiram mesquitas xiitas e foram reivindicados pelo grupo militante sunita Estado Islâmico.

Os relatos sobre o número de vítimas variam. Shinwari disse que pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, incluindo o imã da mesquita. Outro morador disse que 15 pessoas ficaram feridas – três delas gravemente.

Explosão em mesquita causa ao menos sete mortes no Afeganistão
Afeganistão enfrenta ataques com explosão nas últimas semanas / Reprodução/Reuters (15.out.2021)

Mais Recentes da CNN