Expo Dubai mostra inovações para encurtar viagens no futuro

Hyperloop, uma espécie de cabine pressurizada com levitação magnética, está entre as inovações apresentadas

Márcio Gomesda CNN

Em Dubai

Ouvir notícia

A mobilidade é um dos principais temas discutidos na Expo Dubai 2020, feira de inovação que acontece nos Emirados Árabes Unidos e que conta com a participação de mais de 190 países. Algumas das ideias que estarão expostas pelos próximos seis meses prometem acelerar — e muito — o transporte de passageiros.

O público é convidado, por exemplo, a imaginar como poderão ser os interiores das cabines de aviões, que no futuro deverão ter turbinas mais eficientes e equipamentos mais leves, que consumiriam menos combustíveis.

Há também uma corrida para ver quem lança o primeiro Hyperloop, uma espécie de cabine pressurizada com levitação magnética que correrá por túneis, chegando a mil quilômetros por hora. Por enquanto, só o protótipo está pronto.

Juan Vicen Balaguer, um dos idealizadores, contou à CNN Brasil que seria possível ligar toda a Europa, Oriente Médio e Ásia, em um sistema que não sofreria interrupções de chuvas ou nevascas.

“Há muita expectativa. Diferentes governos no mundo estão avaliando possíveis rotas. E nós, por exemplo, na Europa, vemos potencial para conectar Madri a Paris. Agora, Paris e Madri estão a uma distância de sete horas de trem. Com o Hyperloop, isso poderia levar uma hora e meia”, diz.

Mais Recentes da CNN