FBI analisa DNA de luva encontrada perto da casa de Nancy Guthrie
Autoridades comparam material genético com banco de dados nacional; investigadores estão trabalhando para analisar forensicamente várias outras peças de evidência

O FBI está analisando o DNA de uma luva encontrada perto da casa de Nancy Guthrie, mãe da apresentadora de televisão americana Savannah Guthrie. A luva parece ser compatível com a usada pelo suspeito visto nas imagens da câmera da campainha na manhã em que a idosa de 84 anos desapareceu.
As autoridades estão comparando o DNA com o banco de dados nacional do FBI — um processo que, segundo a agência, pode levar cerca de 24 horas.
Nancy Guthrie foi dada como desaparecida no dia 1º de fevereiro no estado do Arizona.
A luva foi encontrada a cerca de três quilômetros da casa de Guthrie, em um campo próximo à estrada, informou o FBI. Resultados preliminares de um laboratório particular na Flórida foram recebidos e os investigadores informaram que estão “aguardando o controle de qualidade e a confirmação oficial” dos resultados antes de analisá-los em seu banco de dados exclusivo.
Não se trata da mesma luva fotografada anteriormente pelo New York Post.
A rapidez com que as respostas serão obtidas dependerá do tipo e da qualidade da amostra de DNA coletada — se DNA completo ou DNA de contato, explicou um ex-chefe de polícia à CNN.
“DNA completo” refere-se a tipos como sangue e saliva, enquanto “DNA de contato” refere-se ao material genético deixado pela pele. Mesmo uma pequena amostra de DNA pode ser analisada e usada para ligar um possível suspeito à cena do crime, afirmou ele.
As autoridades provavelmente também submeterão as evidências a serviços terceirizados de mapeamento de DNA oferecidos ao público, como parte de um campo em expansão conhecido como genealogia genética investigativa.
Mesmo que um suspeito nunca tenha usado um desses serviços, um membro da família pode tê-lo feito, fornecendo pistas sobre a identidade do suspeito.
A luva é uma das “aproximadamente 16” que os investigadores encontraram perto da casa de Guthrie, a maioria das quais, segundo o FBI, pertencia a socorristas que as descartaram enquanto trabalhavam na área.
Os investigadores estão trabalhando para analisar forensicamente várias peças de evidência, incluindo as luvas.
Em outro caso, equipes forenses descobriram DNA na casa de Guthrie que, segundo as autoridades, não corresponde ao dela nem ao de ninguém de seu círculo próximo.
Não está claro se esse DNA é compatível com o encontrado na luva.

