Filhote de panda-vermelho nasce no Reino Unido; espécie é ameaçada de extinção

Nascimento é uma boa notícia para a conservação em todo o mundo: existem menos de 2.500 exemplares na natureza

Zoe Sottile, da CNN
O Paradise Wildlife Park anunciou que sua panda vermelha, Tilly, deu à luz um filhote um mês após a morte de seu parceiro  • Cortesia/ Paradise Wildlife Park's
Compartilhar matéria

O mais novo residente do Paradise Wildlife Park não é apenas adorável - é também uma adição crucial à população ameaçada de sua espécie.

O zoológico de Hertfordshire, no Reino Unido, recebeu um panda-vermelho recém-nascido em julho, de acordo com um comunicado à imprensa. O pequeno filhote é atualmente chamado de "Panda Vermelho" enquanto o zoológico espera até que tenha idade suficiente para um exame veterinário.

O nascimento é uma boa notícia para a conservação em todo o mundo: existem menos de 2.500 pandas vermelhos na natureza, segundo o zoológico.

Nativos do leste do Himalaia e do sudoeste da China, os bichos estão listados como ameaçados de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Sua população está em declínio devido à perda de habitat e à caça por alimentos, remédios e roupas, aponta a IUCN.

E o novo filhote também é um "milagre" para seus pais, segundo o zoológico. O bebê nasceu da mãe Tilly e do pai Nam Pang, que morreu um mês antes do nascimento do filhote. O casal foi acompanhado por um programa internacional de reprodução, mas não conseguiu conceber nenhum filhote nos últimos quatro anos.

Os tratadores notaram, no entanto, que Tilly começou a recolher-se em seu apenas duas semanas depois que seu companheiro morreu.

"Panda Vermelho" não deixará seu ninho por mais alguns meses, mas os visitantes do zoológico ainda podem visitar a sua mãe.

“Este filhote se tornou um símbolo de esperança”, afirmou Aaron Whitnall, coordenador de operações do zoológico, no comunicado. "Após a trágica morte de Nam Pang - para que sua memória e legado continuem vivos - é mais do que esperávamos."

Apesar de seus nomes, os pandas vermelhos estão mais intimamente relacionados aos guaxinins e doninhas do que aos pandas preto e branco, explica o World Wildlife Fund.

Ambas as espécies dependem de uma dieta à base de bambu, que lhes deu seus nomes. Panda é pensado para ser derivado da palavra nepalesa "ponya" para "bambu ou animal que come plantas", conforme informações do WWF.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original