Fluxo de navios via Ormuz fica abaixo da média de 10 dias, mostram dados

Cinco navios de commodities atravessaram a rota na terça-feira, bem abaixo da média de 15 embarcações registrada anteriormente

Da Reuters

Cinco navios de commodities atravessaram o Estreito de Ormuz na terça-feira, pouco diferente do dia anterior, mas bem abaixo da média de 15 embarcações registrada nos últimos 10 dias, segundo dados preliminares de navegação divulgados nesta quarta-feira.

Dois petroleiros que transportavam gás liquefeito de petróleo (GLP) e um petroleiro que transportava betume deixaram o Golfo pelo estreito, enquanto dois navios-tanque de produtos vazios entraram na via marítima pelo Golfo de Omã, segundo dados iniciais do rastreador de navios Kpler, às 4h08 GMT. Na segunda-feira, quatro navios de commodities atravessaram a passagem, mostraram os dados.

Os números podem mudar, já que algumas embarcações normalmente desligam seus transponders de localização durante a viagem.

As travessias pelo Bab el-Mandeb, outro importante ponto de estrangulamento marítimo no Oriente Médio, também tiveram pouca alteração: foram 31 navios de commodities, contra 29 no dia anterior, segundo dados da Kpler, mas o número está em linha com a média dos últimos 10 dias.

O Irã afirmou ter retomado as discussões com Omã sobre a administração do Estreito de Ormuz em meio ao aumento da pressão econômica exercida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os dois lados disseram na terça-feira que discutiram a criação de um corredor marítimo conjunto temporário e concordaram em remover minas da via marítima.

“Qualquer acordo entre essas duas partes não significa que veremos uma normalização do fluxo de petróleo pelo principal ponto de estrangulamento”, afirmou a ING Economics em uma nota.

“Provavelmente precisaríamos ver os Estados Unidos suspenderem o bloqueio aos portos iranianos e aliviarem as sanções contra o Irã antes de observarmos qualquer movimento em direção à normalização.”