Fome em Gaza bate em todas as portas como "show de horrores", diz ONU
António Guterres expressou descontentamento com a fome e escassez de recursos que assola território palestino

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta terça-feira (22) que a desnutrição está aumentando na Faixa de Gaza e descreveu a situação no território palestino como um "show de horrores".
"Estamos vendo o último suspiro de um sistema de ajuda construído com base em princípios humanitários", disse Guterres ao Conselho de Segurança da ONU.
"A esse sistema estão sendo negadas as condições para funcionar. Negado o espaço para entregar. Negada a segurança para salvar vidas", concluiu.
Autoridades de saúde de Gaza já alertaram para uma possível onda de mortes devido a crise de fome, que tem crescido a cada dia.
Bebês e crianças são os mais propensos a serem atingidos pela desnutrição, já que quase não há leite para amamentação por conta da má-nutrição das mães e a falta de alimentos específicos para essa fase.
Ao menos 76 crianças morreram de desnutrição no território desde o início do conflito, em outubro de 2023.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a maioria dessas mortes ocorreu após as autoridades israelenses terem imposto um bloqueio ao envio de ajuda humanitária no início de março.


