Forças russas não tiveram "avanço significativo" em direção a Kiev, dizem EUA

Alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos comentou a situação de algumas cidades ucranianas

Ellie Kaufman, da CNN
Um miliciano ucraniano controla uma estrada, 2 de março de 2022, em Kiev, Ucrânia. (Foto por Diego Herrera/Europa Press via Getty Images)  • Europa Press via Getty Images
Compartilhar matéria

As forças russas ainda "estão, em geral, paradas” perto de Kiev, capital da Ucrânia, e não “fizeram nenhum avanço significativo” em direção à cidade pelo Norte, Noroeste ou Leste, disse um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos a repórteres nesta quarta-feira (16).

As tropas da Rússia a Leste da capital ainda estão a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, informou a autoridade.

“A conclusão é que eles não fizeram nenhum progresso significativo vindo para o Leste”, complementou.

Não houve “progresso aparente em ou ao redor de Kharkiv pelas forças russas", adicionou.

Além disso, os ucranianos ainda estão no controle da cidade de Brovary, e Chernihiv permanece isolada, mas os EUA entendem que o exército local tem tentado "desenvolver linhas de comunicação para o Sul com algum sucesso”.

Mariupol também permanece isolada pelas forças russas; em Mykolaiv, os ucranianos continuam defendendo. As forças russas ainda estão fora da cidade “principalmente a Nordeste”, a cerca de 10 a 15 quilômetros de distância, finalizou a fonte.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original