Forte onda de calor atinge Sudoeste e Centro dos EUA

Temperaturas recordes devem ficar acima de 38°C

Família usa guarda-chuva para se proteger do sol em Washington D.C, nos Estados Unidos. País passa por onda de calor com temperaturas acima dos 40ºC
Família usa guarda-chuva para se proteger do sol em Washington D.C, nos Estados Unidos. País passa por onda de calor com temperaturas acima dos 40ºC Getty Images

Brendan O'Brienda Reuters

Ouvir notícia

Uma onda de calor vai assar o sudoeste e o centro dos Estados Unidos a partir desta segunda-feira (13), quando as temperaturas recordes devem ficar acima acima de 38°C, com meteorologistas alertando as pessoas para ficarem dentro de casa e beberem bastante líquido.

Grande parte do país, que se estende do centro de Nebraska à Virgínia Ocidental, ao norte de Wisconsin e ao sul do Mississippi, verá o índice de calor aumentar da manhã de segunda-feira até o meio da semana, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.

Os moradores do meio-oeste que acordaram na segunda-feira com condições amenas do início do verão podem ver pancadas de chuva e trovoadas à tarde antes que o calor se instale.

O serviço meteorológico disse que muitas áreas devem esperar temperaturas “bem acima do normal a recordes”, uma vez que emitiu alertas de calor e excesso de calor para a região.

“Planeje com antecedência para evitar doenças relacionadas ao calor e verifique parentes e vizinhos. O calor deve diminuir no final da semana”, disse o serviço meteorológico no Twitter.

Também aconselhou as pessoas a ficarem dentro de casa, evitar atividades extenuantes e manter-se hidratadas com muitos líquidos.

O calor também deve continuar forte no sudoeste e partes do Texas, onde as temperaturas diurnas permanecerão na casa dos 37,7ºC em muitas partes da região até a noite de segunda-feira, informou o serviço meteorológico. O termômetro atingiu 45,5ºC em Phoenix no sábado (11), sendo um recorde para a data.

Mais Recentes da CNN