Terremoto de magnitude 6,9 ​​atinge centro das Filipinas e deixa mortos

Tremor ocorreu a apenas 10 quilômetros de profundidade e, segundo o Serviço Geológico dos EUA, o abalo foi sentindo por mais de meio milhão de pessoas

Brandon Miller, da CNN
Pessoas se reúnem em uma rua após tremores de terremoto em Cebu, no centro das Filipinas, em 30 de setembro.  • Alan Tangcawan/AFP/Getty Images via CNN Newsource
Compartilhar matéria

Pelo menos uma pessoa morreu após um terremoto de magnitude 6,9 ​​na região central das Filipinas, de acordo com autoridades locais, enquanto aumentam os temores de destruição considerável.

O forte terremoto ocorreu por volta das 22h, horário local, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos EUA), a apenas 10 quilômetros de profundidade, a oeste de Palompon, nas Filipinas, e perto da cidade de Bogo, na província de Cebu.

Um terremoto dessa magnitude na região pode causar vítimas e danos a estruturas mal construídas, sugerem os primeiros modelos de levantamento.

O presidente da Cruz Vermelha Filipina, Richard Gordon, disse que pelo menos 13 pessoas, incluindo três membros da Guarda Costeira Filipina e um bombeiro, morreram na cidade de San Remigio quando um complexo esportivo desabou durante um jogo de basquete.

Paramédicos da Cruz Vermelha trataram pelo menos 60 pessoas feridas em três províncias, disse ele.

"Algumas igrejas desabaram parcialmente e algumas escolas tiveram que ser esvaziadas", disse Gordon. 

 

Imagens compartilhadas nas redes sociais da província de Cebu mostraram um incêndio em um shopping devido ao terremoto, bem como um McDonald's seriamente danificado. Concorrentes de concurso de beleza foram vistas em outro vídeo correndo para fora do palco quando o terremoto começou.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia – que registrou múltiplos tremores secundários próximos ao epicentro nas horas seguintes ao terremoto inicial – cancelou seu alerta de tsunami para as províncias de Leyte, Biliran e Cebu na manhã de quarta-feira (1º), no horário local.

Vulcão Taal

Após o terremoto, uma pequena erupção do vulcão Taal, no país, a cerca de 70 km ao sul do centro de Manila, também foi registrada pelo Instituto Filipino de Vulcanologia.

A agência afirmou que a erupção produziu uma pluma de 2.500 metros de altura que se deslocou para noroeste, mas o nível de alerta permanece no Nível 1.

As autoridades de Bogo anunciaram no Facebook que os esforços de resgate estavam em andamento.

Mais de meio milhão de pessoas sentiram tremores muito fortes nas Ilhas Visayas, que incluem Cebu, Biliran e Leyte, no centro das Filipinas, de acordo com estimativas do USGS.

Tremedores muito fortes causarão "danos consideráveis ​​em estruturas mal construídas ou mal projetadas", bem como "danos leves a moderados em estruturas comuns bem construídas", de acordo com o USGS.

A prefeitura de Medellín acrescentou em sua publicação no Facebook que as aulas foram suspensas até novo aviso e que as obras foram suspensas até que as instalações e os edifícios sejam avaliados.

As Filipinas estão localizadas ao longo do Anel de Fogo, um arco de falhas sísmicas de 40 mil quilômetros ao redor do Oceano Pacífico, que abriga mais da metade dos vulcões do mundo.

Em 2022, um terremoto de magnitude 7,0 no norte de Luzon – a ilha mais populosa do país – matou pelo menos cinco pessoas e feriu mais de 100. Em 2019, um terremoto de magnitude 6,1, também em Luzon, matou pelo menos 11.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original