Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Garoto cria colher inteligente para controlar tremores do Parkinson

    Jovem indiano se inspirou no tio para criar o objeto inteligente

    da CNN

    Aarav Anil, um rapaz da Índia de 17 anos, entrou para a lista de jovens inovadores ao criar uma colher que ajuda na refeição das pessoas que possuem mãos trêmulas, muitas vezes derivada do mal de Parkinson.

    Segundo o The Guardian, Aarav teve a ideia quando viu o tio Arjun, que sofre da doença, com dificuldades para comer. Ele até tentou ajudá-lo na refeição, mas o tio de 70 anos desistiu.

    O garoto usou seus conhecimentos de robótica e, entre microcontroladores, sensores, motores e uma impressora 3D, criou o protótipo de uma colher inteligente. Os sensores do talher são capazes de detectar os tremores de um lado e ativar o movimento do outro, impedindo que o objeto fique tremendo enquanto é segurado.

    A invenção foi enviada a Universidade de Fisioterapia de Bengaluru e, agora, Avil trabalha em alguns ajustes. “Estou ajustando com base no feedback, como deixá-lo à prova d’água e destacável para ser limpo e substituído por um garfo, além da colher mais funda para conter mais comida”, disse ao The Guardian.

    Aarav, que já representou a Índia em mais de 20 competições de robótica em todo o mundo, sabe que o produto não é totalmente original. Algumas empresas americanas vendem algo semelhante, mas custam cerca de US$200, enquanto a invenção do jovem deve custar US$ 80.

    A estimativa é que os novos testes na faculdade e o processo de validação terminem no próximo ano, e os resultados serão divulgados em uma revista médica, para então começar a produção em pequena escala no início.

    Essa é uma das notícias que o CNN Good News dessa semana traz. Além de jovens inventores, o programa de boas notícias também fala de reflorestamento para reduzir o impacto da mudança climática, remédio para prevenir o câncer de mama e dicas de como refrescar o seu pet nessa onda de calor.

    Adote Vica

    Os cãezinhos que fazem parte do programa estão sempre disponíveis no Adote Vica, um centro de adoção parceiro do CNN Good News que recebe animais resgatados de ONGs.

    Você pode saber mais detalhes sobre o processo de adoção na página oficial deles.