Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alckmin anuncia objetivo de redução de emissões em até 67% até 2035 na COP29

    "O sucesso da COP29 é fundamental para o sucesso da COP30", afirmou durante sua fala

    Polianne Limacolaboração para a CNN

    O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou na manhã desta terça-feira (12), durante seu discurso COP29, a nova Contribuição Nacional Determinada (NDC na sigla em inglês), que pretende reduzir a emissão de gases do efeito estufa até 2035.

    “Nossa meta reflete nossa mais alta ambição, a redução de emissões de até 67% até 2035, comparada ao ano de 2005. Ambiciosa certamente, mas também factível”, declarou.

    A proposta foi apresentada pelo governo brasileiro na última semana e visa alcançar entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO₂ equivalente, até 2035.

    Na plenária de líderes mundiais da cúpula, Alckmin também disse que se omitir agora terá um custo para o futuro. “Temos a consciência e o comprometimento de que só há um futuro se for sustentável”.

    O líder da delegação brasileira também expressou que o êxito da próxima edição, sediada no Brasil, depende da cúpula deste ano. “O sucesso da COP29 é fundamental para o sucesso da COP30”.

    Em nome do presidente Lula, que não viajou por recomendações médicas após sofrer um acidente doméstico, o vice-presidente convidou a todos para a próxima conferência.

    Antes do discurso, o vice-presidente se reuniu com o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres.

    Qual é o objetivo da Conferência do Clima da ONU?

    Tópicos