Governador diz que está tudo "OK até agora" enquanto ondas atingem o Havaí
Durante uma coletiva de imprensa, Josh Green afirmou que nenhum dano foi relatado até o momento

O Havaí está enfrentando várias ondas de tsunami de grande porte, incluindo algumas com mais de 1,5 metro, enquanto as autoridades pedem aos moradores que fiquem em casa e evitem as ruas.
"Até o momento, não vimos nenhuma onda significativa, o que é um grande alívio para nós", disse o governador do Havaí, Josh Green, em entrevista coletiva na noite de terça-feira (29), horário local.
Ele acrescentou que nenhum dano foi relatado até o momento e que ainda não houve atividade de ondas passando pela Ilha do Havaí.
"Esperamos levar pelo menos duas a três horas até podermos declarar 'tudo limpo'. Até agora, porém, tudo bem", acrescentou.
"Não queremos que ninguém baixe a guarda, queremos aguentar mais algumas horas. À medida que as ondas se tornam cada vez menores, é assim que saberemos que estamos encerrando essa preocupação."
Não houve relatos de queda de energia e o estado não planeja cortar o fornecimento antecipadamente, disse ele.
Embora os aeroportos não tenham sido afetados pelas ondas, todos os voos de e para Maui estão cancelados durante a noite, deixando cerca de 200 pessoas abrigadas no terminal, disse o governador.
Ele pediu aos moradores que fiquem longe das ruas e evitem ligar para o 192, a menos que seja necessário para manter as linhas abertas para emergências.
“Tudo está bem até agora. Não vimos uma onda grande. Mas quando a água recuou em Haleiwa e vimos alguns barcos parados em pedras secas e areia, isso nos fez parar. Isso não acontece sem motivo”, disse ele, referindo-se ao recuo da costa visto anteriormente na ilha de Oahu.
O Capitão da Guarda Costeira, Nicholas Worst, acrescentou que todos os portos comerciais foram fechados e navios e aviões foram mobilizados para responder assim que o impacto total do tsunami for sentido.



