Governadores enviam carta a Biden propondo parceria em prol do meio ambiente
Documento foi assinado por um grupo de governadores de 23 estados e do Distrito Federal
Um grupo de governadores de 23 estados e do Distrito Federal escreveram uma carta destinada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para propor uma parceria entre os EUA e o Brasil em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
O documento foi entregue ao embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, dois dias antes do início da Cúpula de Líderes pelo Clima, convocada por Biden e que contará com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A carta propõe uma parceria para impulsionar um novo modelo de economia sustentável que visa para reverter o aquecimento global e reduzir desigualdades.
"Seja nos EUA ou no Brasil, governadores são essenciais no alcance de metas", escreveu Chapman em uma rede social.
O ex-secretário do Meio Ambiente de Pernambuco e articulador da iniciativa Governadores Pelo Clima no Centro Brasil do Clima (CBC), Sergio Xavier, também participou da reunião virtual com o embaixador.
De acordo come ele, governadores são elos estratégicos para conectar demandas e soluções práticas e podem interligar rapidamente conhecimentos, políticas públicas e investimentos para viabilizar uma nova economia de regeneração social e ambiental.
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), representou a região Centro-Oeste e celebrou a oportunidade de poder dialogar com os EUA. "Que esta união possa gerar frutos e políticas públicas colaborativas e reforce a importância deste tema para a agenda global", disse.

Helder Barbalho (MDB), governador do Pará e representante da região Norte, destacou as qualidades do país.
"O Brasil tem a maior floresta e a maior bacia hidrográfica do Planeta e agora precisamos encontrar soluções econômicas que consigam responder às expectativas que o planeta tanto espera de nós", afirmou.
Não assinaram a carta e nem participaram da reunião virtual os governadores de Roraima, Rondônia e Santa Catarina.