Governo brasileiro lamenta a morte do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez

Ele governou o país vizinho em dois mandatos nos últimos 15 anos e foi vítima de um câncer no pulmão

Luiz Raatz, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia
Tabaré Vázquez
Foto: Reprodução/Frente Amplia

O Itamaraty divulgou nota de pesar pela morte do ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez, vítima neste domingo (6) de um câncer de pulmão aos 80 anos. Ele governou o país vizinho em dois mandatos nos últimos 15 anos. 

Leia também:
Morre aos 80 anos o ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar, do falecimento do ex-presidente da República Oriental do Uruguai, Tabaré Vázquez”, diz o texto. “O governo brasileiro transmite ao povo-irmão do Uruguai e aos familiares do ex-presidente as suas profundas condolências.”

A morte de Tabaré foi confirmada pelo seu partido, a Frente Ampla, no Twitter. Tabaré foi o primeiro líder de esquerda a ser eleito no Uruguai desde o fim da ditadura militar e governou o país em duas oportunidades, entre 2005 e 2010 e entre 2015 e 2020. 

“Seu exemplo de integridade política e compromisso inquebrável com o nosso país e nossa gente nos impulsionará a continuar o seu legado”, diz a nota da agremiação.

O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, lamentou a morte do rival político, de quem se aproximou depois que o sucedeu. 

“Enfrentou com coragem e serenidade sua última batalha. Tivemos diálogos pessoais e políticos que valorizo e recordarei. Serviu seu país com esforço e obteve êxitos importantes. Foi o presidente dos uruguaios. O país está de luto.”

 

Tópicos

Mais Recentes da CNN