Governo Trump classifica quatro grupos europeus da Antifa como terroristas

Marco Rubio acusou os grupos de se apegarem a “ideologias anarquistas ou marxistas revolucionárias, incluindo antiamericanismo, ‘anticapitalismo’ e anticristianismo"

Jennifer Hansler, da CNN
Policial em frente a uma faixa da Antifa durante uma manifestação de esquerda na Alemanha
Policial em frente a uma faixa da Antifa durante uma manifestação de esquerda na Alemanha  • Sebastian Willnow/picture alliance via Getty Images
Compartilhar matéria

O governo dos Estados Unidos classificou quatro grupos Antifa europeus como terroristas, segundo anúncio do secretário de Estado americano, Marco Rubio, nesta quinta-feira (13).

Os grupos de Alemanha, Itália e Grécia foram designados como Terroristas Globais Especialmente Designados e pretende designá-los como organizações terroristas estrangeiras a partir da próxima semana.

Isso coloca o Antifa Ost, a FAI/FRI (Federação Anarquista Informal/Frente Revolucionária Internacional), a Autodefesa Revolucionária de Classe e a Justiça Proletária Armada na mesma categoria que grupos como o ISIS-K -- um braço do Estado Islâmico -- e o al-Shabaab.

A medida é tomada em meio à pressão do presidente Donald Trump para atingir o movimento Antifa, que frequentemente está na esquerda do espectro político e carece de estrutura centralizada ou liderança definida.

Em setembro, Trump assinou uma ordem designando a Antifa como uma organização terrorista doméstica e instruindo as agências federais a tomarem medidas contra ela.

Nesta quinta, Rubio acusou os grupos da Antifa de se apegarem a “ideologias anarquistas ou marxistas revolucionárias, incluindo antiamericanismo, ‘anticapitalismo’ e anticristianismo, usando-as para incitar e justificar ataques violentos no país e no exterior”.

De acordo com uma ficha informativa do Departamento de Estado dos EUA, a Antifa Ost, com sede na Alemanha, realizou ataques contra indivíduos que considerou “fascistas” no país europeu entre 2018 e 2023 “e é acusada de ter realizado uma série de ataques em Budapeste em meados de fevereiro de 2023”.

Ela foi designada como organização terrorista na Hungria no início deste ano.

“A FAI/FRI reivindicou a responsabilidade por ameaças de violência, bombas e cartas-bomba contra instituições políticas e econômicas, incluindo um tribunal e outras ‘instituições capitalistas’”, alega o documento do Departamento de Estado.

A nota também afirma que a Autodefesa da Classe Revolucionária havia “reivindicado a responsabilidade por dois ataques com artefatos explosivos improvisados ​​contra o Ministério do Trabalho da Grécia (3 de fevereiro de 2024) e os escritórios da Companhia Ferroviária Helênica (11 de abril de 2025)”.

Por fim, ressalta que a Justiça Proletária Armada “reivindicava a responsabilidade por plantar uma bomba perto do quartel-general da polícia de choque grega em Goudi, Grécia, em 18 de dezembro de 2023”.

Como resultado da ação do governo Trump, quaisquer bens nos EUA pertencentes a esses grupos serão bloqueados, e os cidadãos americanos estão proibidos de fornecer apoio material a eles “conscientemente”.