Governo Trump corta subsídio da Califórnia por ideologia de gênero radical

Casa Branca alega que a medida tem como objetivo "proteger os alunos da doutrinação" e capacitar os pais

Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump 18/08/2025REUTERS/Kevin Lamarque  • Em fevereiro, o presidente republicano assinou uma diretriz para retirar o financiamento federal de qualquer escola que permita que mulheres ou meninas transgêneros participem de esportes femininos.
Compartilhar matéria

O governo dos EUA encerrou nesta quinta-feira (21) um subsídio para um programa na Califórnia voltado à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis na infância, alegando que o Estado se recusou a remover a "ideologia de gênero radical" do currículo.

O Programa de Educação de Responsabilidade Pessoal educa os jovens sobre abstinência e contracepção para evitar a gravidez e as infecções sexualmente transmissíveis, com foco especial em crianças sem-teto, que vivem em lares adotivos ou em áreas com altas taxas de natalidade entre adolescentes.

O valor do subsídio era de US$12 milhões, segundo Andrew Gradison, secretário assistente interino do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

"Se vocês continuarem a impor uma ideologia radical às nossas crianças, não pagaremos mais por isso", disse ele à Fox & Friends, afirmando que o programa incluía "ideologia de gênero radical", sem fornecer detalhes.

Gradison informou que seu departamento está quase concluindo uma revisão do currículo de cada Estado, acrescentando que, até o início da próxima semana, cerca de 40 deles devem ser notificados para mudarem seu currículo ou sofrerão as mesmas consequências.

 

Essa é a última investida do governo Trump na luta contra os direitos dos transgêneros e contra o Estado da Califórnia, liderado pelo governador democrata Gavin Newsom. 

A Casa Branca disse em um comunicado nesta quinta-feira (21) que o presidente dos EUA, Donald Trump, está comprometido em "proteger os alunos da doutrinação" e capacitar os pais.

"As escolas da Califórnia se tornaram focos de ideologia de esquerda e foram mantidas reféns da liderança liberal fracassada de Gavin Newsom e dos sindicatos de professores que são donos do Partido Democrata", afirmou.

Antes do anúncio, Trump afirmou nas redes sociais que outros distritos escolares que seguirem a ideologia também terão seu financiamento federal cortado. 

As escolas dos EUA recebem a grande maioria de seus recursos por meio de fontes locais e estaduais, mas também recebem algum dinheiro do governo federal.

O governo de Trump processou a Califórnia em julho por causa de sua política que permitia que atletas transgêneros competissem em esportes escolares femininos, alegando que era uma violação das leis federais antidiscriminação.

Em fevereiro, o presidente republicano assinou uma diretriz para retirar o financiamento federal de qualquer escola que permita que mulheres ou meninas transgêneros participem de esportes femininos.