Governo Trump encerra status de proteção temporária para venezuelanos
Benefício concede aos migrantes elegíveis autorização de trabalho e proteção temporária contra deportação

O Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu nesta quarta-feira (3) encerrar a designação de Status de Proteção Temporária (TPS) para migrantes venezuelanos nos EUA.
O departamento disse que a Venezuela não atende mais aos requisitos do programa, que está disponível para pessoas cujo país de origem tenha sofrido um desastre natural, conflito armado ou outro evento extraordinário.
Esse tipo de status concede aos migrantes elegíveis autorização de trabalho e proteção temporária contra deportação.
“Levando em conta a segurança pública, a segurança nacional, os fatores de migração, a política de imigração, as considerações econômicas e a política externa, fica claro que permitir que cidadãos venezuelanos permaneçam temporariamente nos Estados Unidos não é do melhor interesse dos Estados Unidos”, disse um porta-voz do DHS em um comunicado.
O status deve expirar em 10 de setembro. De acordo com dados publicados pelo Serviço de Pesquisa do Congresso em dezembro, mais de 256 mil venezuelanos receberam o TPS sob a designação desde 2021.
O governo do presidente dos EUA tomou as primeiras medidas para remover a proteção dos venezuelanos contra a deportação em fevereiro, menos de um mês depois de Trump retornar à Casa Branca.
Embora um tribunal federal tenha bloqueado a medida em março, a Suprema Corte dos EUA posteriormente concedeu permissão ao governo federal para prosseguir com as deportações.
No mês passado, um tribunal de apelações decidiu que o governo Trump provavelmente agiu ilegalmente ao revogar proteções temporárias contra deportação concedidas a 600 mil venezuelanos que viviam nos EUA quando o ex-presidente democrata Joe Biden estava no cargo.