Governo Trump tenta reverter deportação de imigrante para o México

Um plano da administração para repatriar guatemalteco está em andamento

Tierney Sneed, da CNN
A polícia da Flórida participou de uma operação de repressão à imigração na Flórida em 26 de abril, que, segundo eles, levou à prisão de quase 800 pessoas em quatro dias.  • ICE via CNN Newsource
Compartilhar matéria

Autoridades de imigração dos EUA estão trabalhando para trazer de volta ao país um imigrante guatemalteco que afirma ter sido deportado incorretamente para o México, segundo novos documentos judiciais.

Este caso parece ser a primeira vez em que o governo Trump elabora um plano para repatriar um imigrante após uma ordem judicial exigindo que a administração facilitasse seu retorno.

Segundo o Departamento de Justiça, autoridades de imigração com base em Phoenix, no Arizona, estão “atualmente trabalhando com a agência de imigração para trazer O.C.G. de volta aos Estados Unidos em um voo de retorno”, referindo-se ao pseudônimo usado pelo imigrante no processo.

O juiz federal Brian Murphy, sediado em Boston, ordenou o retorno de O.C.G. na semana passada.

O caso sob responsabilidade de Murphy trata da deportação de imigrantes para “terceiros países” — ou seja, nações que não são o país de origem do imigrante.

Após entrar nos EUA e ser deportado uma primeira vez, o guatemalteco voltou a ingressar no país em 2024, momento em que solicitou asilo, afirmando ter sofrido “diversos ataques violentos” na Guatemala, de acordo com os documentos judiciais.

Durante sua segunda viagem rumo aos EUA, O.C.G. declarou ter sido estuprado e mantido em cativeiro para resgate no México — fato relatado a um juiz de imigração durante as audiências.

Em 2025, um juiz decidiu que ele não deveria ser enviado de volta ao seu país natal, segundo consta nos autos.

Dois dias após a decisão judicial contrária à deportação para a Guatemala, o governo o enviou ao México, conforme a ordem do juiz Murphy.

O.C.G. alegou no processo que não teve oportunidade de comunicar seu medo de ser mandado ao México antes da deportação e que seus pedidos para falar com um advogado foram negados.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original