Gravura de Andy Warhol que retrata Elizabeth II será leiloada durante Jubileu

Exposta na casa de leilões Phillips, em Londres, a expectativa é de que a gravura seja vendida por cerca de 100 a 150 mil libras

Gravura de Andy Warhol será leiloada como parte da programação do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II
Gravura de Andy Warhol será leiloada como parte da programação do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II Getty Images

Nathallia Fonsecada CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Um quadro da rainha Elizabeth II, pintado por Andy Warhol em 1985 será leiloado nesta quinta-feira (2) em Londres. A obra é parte da coleção “Reigning Queens”, uma série de 16 retratos em serigrafia, e compunha, até então, o acervo privado da Família Real.

Exposta na casa de leilões Phillips, em Londres, a expectativa é de que a gravura seja vendida por cerca de 100 a 150 mil libras (o equivalente a cerca de R$ 903 mil). O leilão é parte da programação do Jubileu de Platina da Rainha, que celebra os 70 anos de reinado.

Jubileu de Platina

O Reino Unido iniciou, nesta quinta-feira (2), as celebrações dedicadas ao “Jubileu de Platina”, que marca os 70 anos de reinado da monarca Elizabeth II, considerado o mais longo da história.

Para a comemoração, o Palácio de Buckingham decretou um feriado de quatro dias que segue até este domingo (5), com shows, eventos e festas de rua.

A festa está sendo preparada há meses, e eventos ocorrem desde o início do ano. Isso porque duas datas são comemoradas em relação à chegada de Elizabeth à coroa. A primeira é o dia 6 de fevereiro – ata em que o rei George VI morreu e Elizabeth passou a ser a monarca do Reino Unido –, e a segunda é o dia 2 de junho, no qual ocorreu a cerimônia de coroação na Abadia de Westminster, em Londres, em 1952.

Mais Recentes da CNN